Como organizar um espaço para o bebê no seu quarto?
A chegada de um bebê traz muitas mudanças. Um novo morador chegou em casa, a família está crescendo e talvez você esteja pensando sobre deixá-lo no seu quarto ou não. Como você já sabe, os primeiros meses de um recém-nascido exigem atenção constante dia e noite. Por isso é muito comum os pais escolherem organizar um espaço para o bebê no seu quarto. Com isso, você não terá que andar pelo corredor durante a noite, nem a preocupação de pensar que não vai ouvi-lo quando ele acordar.
Quando falamos em dormir com os filhos no mesmo quarto, falamos sobre o co-leito, embora muitas pessoas usem esse termo apenas quando pais e filhos compartilham a mesma cama. Se você decidiu organizar um espaço para o bebê no seu quarto, devemos levar em conta algumas considerações para criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis.
Organizar um espaço para o bebê: um quarto para três
Cada coisa no seu lugar
A chegada de um bebê sempre traz uma certa dose de caos. Precisamos de um tempo para nos adaptarmos, estabelecer rotinas e encontrar novos espaços que favoreçam a harmonia familiar e que facilitem as novas tarefas.
Por isso, a organização será a sua grande aliada e, para isso, comece dando um lugar para cada uma das coisas do bebê. Você pode usar cestas, caixas, acessórios suspensos, divisórias, ou seja, tudo o que você precisar para tornar mais fácil manter cada coisa no seu lugar.
Seja prático
Parece até mentira o tempo que alguém tão pequeno pode roubar de nós. Por isso, torne tudo mais fácil e pense em ter à mão tudo o que você usa com mais frequência: fraldas, lenços umedecidos, cremes, mudas de roupa, etc. Antes de começar a trocar o bebê, verifique se não está faltando nada; porque você não pode tirar os olhos dele nem por um momento.
Delimite o espaço
Você pode criar um ambiente bonito ao invés de simplesmente colocar o berço e o trocador no quarto. Assim, pinte uma parede com um tom pastel, coloque alguns têxteis para dar privacidade ao berço e escolha móveis simples. Lembre-se de que, durante os primeiros meses, o seu bebê não precisará de muitos bonecos e brinquedos. Assim, dispense-os e se concentre em uma decoração mais prática e de acordo com o seu quarto.
Quando menos é mais
Nos fizeram acreditar que os recém-nascidos precisam de muitas coisas, mas isso não é verdade. Tente ao organizar um espaço para o bebê no seu quarto, que este ambiente não fique saturado, de modo que você possa se mover livremente. Pense que, durante a noite, você precisará se levantar e não vai querer tropeçar nos móveis ou em um bicho de pelúcia gigante. Assim, opte por espaços abertos, simples e pouco saturados, pois isso também favorecerá o descanso.
A segurança é tudo
Reserve um tempo para pensar onde você colocará cada móvel. Não pode haver fios ou cordões de cortinas nas proximidades, o berço não deve ficar perto de uma janela ou de um aquecedor e também deixe todas as prateleiras fixas na parede. As crianças crescem rapidamente e a curiosidade poderia causar um acidente.
Viva o natural!
Quando falamos sobre bebês, devemos nos lembrar de que tudo o que os rodeia deve ser o mais natural possível. Assim, em relação aos móveis, opte sempre pela madeira, que não tenha nenhum verniz tóxico e que venha de uma produção sustentável.
Evite plásticos a qualquer custo, pois eles são prejudiciais ao seu organismo e ao meio ambiente. A roupa de cama deve ser 100% algodão natural, pois ele é suave para a pele delicada do bebê e permite a transpiração.
A luz natural deve entrar e você deve ventilar o quarto por cerca de 10 minutos todos os dias, mantendo assim um ambiente saudável. À noite, tenha luzes quentes, suaves e indiretas, para que elas não perturbem a paz do seu bebê.
Quando você estiver pronto para fazer a troca de quarto para que o bebê tenha o seu próprio espaço, lembre-se de que temos outros artigos com dicas para ajudá-lo a decorar o novo quarto, mas sem esquecer do estilo.