4 estilos de lareiras para sua sala de estar
Elas não dão somente calor à sua casa, também se tornam o centro de todos os olhares. A distribuição dos móveis no ambiente dependerá dela: assim são as lareiras para a sala de estar. Pense nisso. Passar longas horas observando o fogo é muito relaxante, e os móveis estarão dispostos para presenciar o espetáculo.
Não importa se ela está acesa ou não. Uma lareira é um objeto decorativo e oferece muitas possibilidades neste sentido. Além disso, você terá uma casa muito acolhedora e isso já é uma garantia de felicidade.
Vejamos todas as opções de lareiras para a sala de estar que podemos encontrar no mercado, para que você saiba qual delas melhor se adapta às suas necessidades.
Tipos de lareiras para a sala de estar
A lenha
Esta é a opção mais complicada, pois requer uma saída para a fumaça, e se você mora em um apartamento, nem sempre é possível instalar esse tipo de chaminé. No entanto, é a lareira por excelência; ver as chamas e ouvir o crepitar da madeira, nos leva a um estado hipnótico e muito relaxante.
A lenha é o combustível utilizado e é muito econômica, embora a limpeza das cinzas e da fuligem seja muito incômoda. Você também deverá levar em conta que precisará de espaço para armazenar os troncos.
A gás
Este tipo de chaminé é muito prático, pois a sua instalação requer apenas corrente elétrica e uma saída de gás. Também precisa de uma saída para fumaça, no entanto, mais simples. Você poderá regular a intensidade das chamas e não precisará de lenha.
De paletes
Esta é a opção mais ecológica e a que apresenta o melhor rendimento energético. Os paletes são pequenos cilindros de madeira compacta feitos de madeira residual, que quase não emitem CO2, e é muito mais fácil de limpar.
O calor que emite é mais poderoso inclusive do que a lenha e, como dissemos, mais limpo. Existem modelos muito decorativos e os requisitos em termos de instalação são muito semelhantes aos das lareiras à lenha.
De bioetanol
Não produz fumaça, por isso é desnecessário um conduto ao exterior. Emite uma quantidade mínima de dióxido de carbono comparável à de duas velas acesas, embora o cheiro possa ser um tanto desagradável. Portanto, é a opção mais confortável e fácil de instalar. O problema? É o combustível mais caro e não produz calor residual, o que torna o ambiente mais frio quando você a desliga.
Os 4 estilos de lareiras mais populares
1. Clássico
O primeiro exemplo que nos vem à mente quando se pensa em uma lareira, talvez seja esse. A típica lareira com uma embocadura elaborada, cheia de motivos barrocos em pedra ou mármore. A verdade é que, independentemente do estilo da sua casa, se você tiver uma lareira como essa, tem uma preciosidade decorativa.
2. De embutir
Geralmente são desenhos lineares e simples que se incorporam à estética da sala sem serem percebidos. São ideais para as lareiras a gás ou de bioetanol.
3. Lareira suspensa de teto
Poderá dar uma atmosfera muito mais rústica e se você puder colocá-la no centro da sala, será indiscutivelmente, a protagonista.
4. Com insert
É uma estrutura de metal com vidro na frente que é literalmente inserido na lareira. Dessa forma, o calor é melhor distribuído, uma vez que ela geralmente tem um ventilador interno e suja menos.
Como decorar as lareiras da sala de estar?
A lareira fica geralmente escondida em uma estrutura, em torno da qual você poderá criar um espaço cheio de utilidade e charme, sabendo como decorá-lo.
Prateleiras
Se você quiser dar leveza à decoração, coloque prateleiras de madeira ou de concreto nas laterais, simples e espaçadas. Use-as para colocar alguns livros, plantas e seus objetos favoritos.
Espaço para armazenamento
Você precisará de um espaço para armazenar lenha e uma boa opção é fazê-lo ao lado da lareira, criando um espaço com portas ou um lugar para colocar uma cesta ou uma caixa com a madeira.
Boiserie (painéis de madeira encaixados na parede)
A mobília típica da sala de estar de toda a vida, pode reinventar-se da maneira mais conservadora ou lhe dar um toque muito atual através de cor e linhas simples. Será uma biblioteca perfeita e, na parte de baixo, você poderá colocar portas para guardar os itens do dia a dia.
Um mix
Você poderá aproveitar os dois lados da lareira e criar um espaço mais assimétrico, colocando um banco de um lado e uma biblioteca do outro. Deixe a sua criatividade voar.