Cadeiras da sala de jantar: como escolhê-las corretamente

· 4 de março de 2019

Escolher corretamente as cadeiras da sala de jantar é uma tarefa importante na decoração da nossa casa. Esse processo pode ser muito estressante, se não soubermos exatamente o que nós queremos, devido à grande variedade que há.

Muitas famílias têm a sala de jantar como um centro das reuniões dos moradores, tanto nos momentos quotidianos quanto especiais.

Outras famílias, lhe dão um uso mais eventual, para ocasiões especiais.

Cadeiras da sala de jantar

Contudo, seja qual for o papel que desempenha a sala de jantar na sua casa, não podemos negar que ter uma sala de jantar bem organizada e atraente é algo que todo mundo gosta.

Por isso, neste artigo você encontrará 5 dicas ou aspectos que deve levar em consideração na hora de escolher corretamente as cadeiras da sala de jantar.

1. Estética versus conforto

Preferimos o design ao conforto? Ou queremos, acima de tudo, nos sentirmos confortáveis na hora da refeição?

Pense nisso antes de comprar as cadeiras da sala de jantar. Embora seja verdade que nem sempre o conforto é comprometido pelo design, às vezes, os modelos mais modernos e futuristas não são tão confortáveis para passarmos muitas horas sentados.

Depois dessa reflexão, chegamos às seguintes perguntas: uso a sala de jantar com muita frequência? Somente em ocasiões especiais?

A frequência com que usamos a sala de jantar também poderá nos ajudar a escolher um tipo de cadeira ou outro. Por exemplo, se você usar muito pouco a sua sala, talvez prefira cadeiras esteticamente mais chamativas do que se você a usasse todos os dias.

Nesse último caso, você vai preferir cadeiras mais confortáveis ​​e funcionais às mais diferentes.

2. Tamanho

Em outras ocasiões, enfatizamos a importância de medir quando estamos mobiliando ou decorando a nossa casa.

Meça duas vezes, compre uma.

A sala de jantar não é exceção, uma vez que o tamanho das cadeiras deve ser proporcional ao tamanho da sala de jantar.

Você consegue imaginar uma sala de jantar enorme com cadeiras pequenas? Ou vice-versa? A harmonia é quebrada, e isso não beneficiaria em nada a estética geral da nossa sala de jantar.

Por essa razão, você deve não só respeitar o tamanho da sala de jantar, como também dos móveis e das cadeiras.

Uma dica muito útil é calcular a distância entre uma cadeira e outra e, então, escolher uma de dimensões moderadas. Costuma-se deixar um espaço de 50 cm para cadeiras sem braços, e 60 cm para cadeiras com braços.

Além disso, o número de convidados que geralmente utilizam a sala de jantar é importante na hora de escolher o número de cadeiras que é preciso colocar em volta da mesa.

cadeiras da mesa de jantar

 

Se a sua família é composta por 4 pessoas e sempre ou quase sempre são os mesmos, não é necessário colocar por exemplo, 6 cadeiras se você não tem muito espaço.

Para estar preparado para mais convidados, você poderá contar com alternativas, como cadeiras dobráveis ou mesas extensíveis.

Devemos ter moderação na hora de escolher o número de cadeiras, para não quebrar a harmonia do lugar.

Por último, recomenda-se que, se você tiver pouco espaço use cadeiras sem braços e respaldo baixo. Se você tiver um espaço maior haverá mais opções.

3. Material

O material que você deve escolher para as cadeiras da sala de jantar da sua casa deve estar de acordo com o estilo da decoração.

Lembre-se que buscamos a harmonia visual dos espaços e, nesse sentido, o material do qual são feitas as cadeiras é fundamental.

Não é a mesma coisa buscar cadeiras para sala de jantar do nosso jardim e cadeiras para uma sala de jantar interna. Nem se trata da mesma coisa quando falamos de uma sala de jantar de estilo industrial, ou de uma sala de jantar clássica, rústica ou vintage.

Os materiais mais comuns são:

  • Madeira.
  • Estofado.
  • Metálicas.
  • Resina.
  • Fibra de vidro.
  • Vime ou rattan.

4. Mix & Match

Se você quer um pouco de modernidade e tendência na sala de jantar da sua casa, poderá experimentar o Mix e Match.

Essa nova moda consiste em colocar cadeiras de diferentes estilos ao redor da mesa da sala de jantar criando uma harmonia atípica; baseada nas diferenças e não nas semelhanças.

cadeiras diferentes

 

Esta tendência pode ficar muito bem ou não. Por este motivo, é importante que você tenha cautela e tenha sempre em mente que, acima de tudo, é importante buscar a harmonia do conjunto.

5. Estilos de cadeiras

Existem muitos tipos de cadeiras. Para todos os gostos, estilos e bolsos.

O estilo que você escolher deve se basear em vários elementos:

  • Gosto particular.
  • Tamanho da sua sala de jantar.
  • Se você prefere conforto ou estética.

O mais comumente usado para cadeiras de jantar são:

  • Poltronas: se caracterizam por serem largas e bastante confortáveis.
  • Cadeira Thonet: esse modelo tem mais de 60 anos de história. Além disso, está disponível em muitas marcas, então há uma grande variedade de preços. Caracteriza-se por ter as costas em cruz.
  • Cadeira Eames: também é um modelo clássico, com linhas muito simples.
  • Cadeira Wishbone: é fundamental no estilo nórdico por conta da sua simplicidade.
  • Cadeira estilo francês: a sua marca registrada é o assento estofado. Elas são símbolo de conforto e elegância.
  • Cadeira Windsor: esse modelo surgiu no século XVIII e distingue-se dos demais por ser de madeira e ter barras no encosto.
cadeiras mesa de jantar

 

Cadeira de sala de jantar Thonet / belordinaire.com

Conclusão

Levando em consideração essas 5 dicas para escolher cadeiras de sala de jantar, com certeza você não terá qualquer problema.

O máximo que você vai sentir será um pouco de indecisão. Isso porque assim que começar a pesquisar e mergulhar no mundo das cadeiras para sala de jantar, notará o grande leque de possibilidades.

Temos certeza de que quanto mais você conhecer o mundo da decoração, mais certeza terá sobre quais são os seus objetivos, prioridades e necessidades. Dessa forma, você poderá escolher corretamente as cadeiras da sua sala de jantar.