Dicas para decorar sua sala de estar com o estilo Mid-Century

8 de março de 2019
Ter uma sala de estar com estilo Mid-Century é mais fácil do que você imagina. Neste artigo daremos algumas dicas para inspirá-lo.

Se você está pensando em renovar o estilo de decoração da sua sala de estar, o estilo Mid-Century poderá ser uma boa opção. Uma sala de estar com o estilo Mid-Century, é uma sala, além de bonita, muito funcional e com linhas muito simples e puras.

O sucesso desse estilo reside no aumento do gosto pelo vintage e o retrô. No entanto, é um estilo que, embora tenha surgido no final do século XIX e início do século XX, nunca saiu de moda.

Na verdade, nos últimos anos se tornou totalmente tendência graças à ascensão de estilos como o industrial, com o qual tem uma estreita relação.

Criar uma sala de estar com o estilo Mid-Century, ou reproduzi-lo em qualquer cômodo, é fácil. É preciso somente considerar alguns aspectos para consegui-lo.

Para reproduzir esse estilo com sucesso, no artigo de hoje lhe daremos algumas dicas para que você consiga criar uma sala de estar magnífica com o estilo Mid-Century.

O que é o estilo de decoração Mid-Century?

O estilo Mid-Century é um estilo que surgiu a partir do movimento vanguardista do final do século XIX e início do século XX.

estilo mid-century

 

O Mid-Century se refletiu em diferentes facetas da arte e também da arquitetura e do design.

Tornou-se um movimento visionário e inovador, já que buscava a funcionalidade dos objetos. Mas ao mesmo tempo, que eles fossem produzidos de forma sustentável e respeitosa com o meio ambiente e, que, além disso, fossem acessíveis.

Resumidamente, poderíamos dizer que esse estilo visa a inovação na estética sem deixar de lado, de maneira alguma, a funcionalidade dos elementos.

A época de ouro do Mid-Century ocorreu na metade do século XX, daí o seu nome.

Um dos estilos que também está totalmente em tendência é o estilo nórdico. De fato, esse estilo é muito parecido com o Mid-Century e mantêm uma estreita relação.

Isso se deve ao fato de que o Mid-Century fez muito sucesso nos países escandinavos. Foi nesse estilo que o estilo nórdico se baseou e por isso se parece tanto com ele.

 

Características

mid-century

As características fundamentais são:

  • Predominam as formas simples, puras e lineares.
  • A funcionalidade está acima de tudo, sem que isso signifique um design feio.
  • Importância da natureza. Busca-se sempre que os espaços interiores estejam conectados com o exterior e com a natureza.
  • Elegância sutil. Para isso, esse estilo dispensa adornos desnecessários.
  • Procura-se uma fluidez e horizontalidade em todos os espaços.
  • Os materiais que predominam nos espaços com o estilo Mid-Century são a madeira, o vidro e o metal.
  • Amor pela geometria sem abusar dela.

Como criar uma sala de estar em estilo Mid-Century?

Uma sala de estar em estilo Mid-Century, é uma sala de estar que exala elegância, estilo e funcionalidade. Por essa razão, se você quiser criar uma sala de estar em estilo Mid-Century, não podem faltar:

Móveis com pés inclinados

Os móveis com pés inclinados são um ‘must have’ para salas de estar desse estilo.

Poderá ser uma cadeira, um aparador, sobre o qual podemos colocar umas bebidas como se fosse um minibar, alguns vasos para decorar ou algumas fotografias.

estilo mid-century

 

Esse tipo de móvel é uma das marcas registradas do estilo Mid-Century e também um dos elementos que mais podem ser vistos em estilos como o nórdico. Assim sendo, escolha na cor madeira natural ou um pouco mais escura.

Luminárias de metal

Devido ao fato de o estilo Mid-Century ter nascido em plena Revolução Industrial, o metal é um dos materiais que não podem faltar nesse estilo.

estilo mid-century

As luminárias de metal também se transformaram em uma marca registrada e nas salas de estar em estilo Mid-Century não podem faltar. Se for de forma geométrica e cor de bronze ou metal dourado, bem melhor.

Peças icônicas

O que seria de uma sala de estar com estilo Mid-Century sem uma peça icônica?

Incorporar uma peça emblemática na sua sala de estar, dará esse toque retrô ou vintage que nós gostamos.

estilo mid-century

 

Cadeira Eames transparente. Eames cadeira / vackart.es

Algumas das peças icônicas são a cadeira Eames, a poltrona Egg com design ergonômico ou a cadeira Tulipa.

Estruturas expostas

Uma sala de estar com estilo Mid-Century também se caracteriza por ter algumas das suas estruturas expostas.

Vigas de metal, paredes de tijolos ou tubulações expostas farão do seu ambiente um local com muita personalidade e estilo.

Hoje em dia, talvez seja mais complicado realizar isso, no entanto, com os papéis de parede, é possível.

estilo mid-century

 

Além disso, o papel de parede é fácil de colocar e podemos encontrar aqueles que simulam tijolos ou paredes desgastadas.

Conclusão

Com essas dicas será muito fácil criar uma sala de estar com o estilo Mid-Century.

Não se esqueça que as cores que são mais predominantes nesse estilo são as cores quentes, ao contrário dos estilos escandinavos, em que as cores claras são as principais.

Da mesma forma, não poderiam faltar os elementos geométricos. Por exemplo, você poderá incluir um tapete com motivos geométricos.