Ideias para tornar uma sala aconchegante

19 de dezembro de 2019
Apresentamos uma série de ideias para tornar uma sala aconchegante, onde a natureza, a luz e os tecidos devem estar presentes.

Uma das principais características da decoração das casas é saber como tornar uma sala aconchegante. A sala é o lugar onde passamos a maior parte do tempo, por isso a sua decoração deve girar em torno da comodidade. Ao mesmo tempo, tem que ser um ambiente aconchegante onde os membros da família passem os momentos da maneira mais confortável possível.

A seguir, daremos uma série de ideias para tornar uma sala aconchegante.

Mantas e almofadas: são essenciais

Se há algo que traz aconchego e veste o ambiente, são as mantas e as almofadas. Ambas são essenciais para alcançar um ambiente acolhedor. Além disso, nunca é demais ter uma almofada ou uma manta por perto quando estamos deitados no sofá. A nossa sugestão é que você opte por tons quentes, que o transportem para um ambiente calmo e tranquilo. Outra característica a levar em conta é a textura, uma vez que é preferível escolher tecidos grossos e suaves.

Além de exercer uma função prática, os tecidos e as almofadas são um elemento decorativo. É importante adquirir alguns que combinem com as cores da sala e ao mesmo tempo tenham estampas ou tons decorativos. Uma boa opção para que a sala seja realmente aconchegante é optar por uma manta feita por você mesmo. A tendência DIY está se tornando cada vez mais na moda e você pode fazer uma manta conforme o seu gosto pessoal.

Sala acolhedora

Conforto: o elemento principal

Uma sala desconfortável nunca será uma sala aconchegante. Em muitas ocasiões, tendemos à escolha de móveis de design sem perceber que estamos renunciando ao conforto. Recomendamos optar por cadeiras confortáveis ​​que sejam agradáveis para se sentar. Da mesma forma, o sofá deve ser o elemento principal e o conforto a sua principal característica. O conforto e o design não estão em desacordo, por isso podemos optar por ambos.

Uma sala aconchegante

Um pedaço da natureza em nossa sala

As plantas são outro elemento obrigatório em uma sala aconchegante. Dependendo do tamanho da sala, devemos optar por plantas maiores ou menores. Colocar um vaso, por menor que seja, fará com que tenhamos a natureza mais próxima. Além disso, ter plantas em casa traz muitas vantagens, por isso a sala é um lugar perfeito para colocar uma.

Plantas naturais sempre ficam melhores, mas se não temos tempo para cuidar delas ou simplesmente se não nos dispomos a fazê-lo, também podemos optar pelas artificiais. Em relação ao local, dependerá da distribuição da sala. Em um móvel, em um canto ou em uma mesa baixa… Qualquer lugar é bom para desfrutar de um vaso com plantas.

Um ambiente com plantas

Os tapetes são fundamentais em uma sala aconchegante

Para decorar uma sala aconchegante, você também deve levar em conta os tapetes. Poucas coisas são mais aconchegantes do que pisar em um tapete macio com os pés descalços. Um lugar perfeito para colocá-los é debaixo da mesa de centro e ao lado do sofá. O importante é não o colocar na parte da sala em que comemos, pois manchará constantemente e, dependendo do material, a limpeza não será uma tarefa fácil.

O tapete é especialmente recomendado em casas onde o chão é de ladrilho. Isto porque esse tipo de piso é muito frio e será muito mais confortável pisar em um tapete quente do que em um ladrilho. Para escolher o tapete, recomendamos que você escolha tecidos naturais e nos mesmos tons que prevalecem no restante do cômodo. Dessa forma, será possível criar uma harmonia com todos os elementos.

Sala decorada

Aproveite a luz ao máximo para tornar uma sala aconchegante

Uma sala sempre será mais aconchegante se estiver bem iluminada. O mesmo acontece com os outros ambientes. A luz fornece vitalidade e aconchego, por isso será sempre mais agradável estar em um ambiente bem iluminado. Recomendamos que você explore as janelas que possui para que possa obter o máximo de luz natural. Se, além disso, as paredes também forem pintadas em um tom claro, o ambiente ficará ainda mais iluminado.

Iluminação

Para tornar uma sala aconchegante, as janelas devem ser acompanhadas de cortinas. O ambiente fica mais elegante e brilhará muito mais. Recomendamos que você opte pelas cortinas translúcidas e em tons suaves. Dessa forma, conseguirá uma maior quantidade de luz natural e a sala não ficará escura.