Os 3 melhores estilos de revestimentos de banheiro

5 de fevereiro de 2019
Na hora de decorar seu banheiro, as cerâmicas e azulejos são peças fundamentais.

Neste artigo, explicaremos como combinar alguns tipos de revestimentos de banheiro para conseguir um resultado dinâmico e original.

Muitas vezes escolhemos um único tipo de revestimento para o banheiro e assim nos despreocupamos. Tudo o que queremos é um resultado discreto, simples, prático e, acima de tudo, fácil de limpar.

Porém, com as cerâmicas e os azulejos podemos criar composições bem interessantes e originais. Basta combiná-los criando misturas equilibradas e harmoniosas.

Confira nos próximos parágrafos três formas de combinar estilos de revestimentos para banheiro.

1. Ladrilhos hidráulicos

Em primeiro lugar, explicaremos como são produzidos estes ladrilhos. São feitos de cimento pigmentado em diferentes cores e prensados com uma prensa hidráulica; daí a origem do seu nome.

Foram originalmente criados na França, no final do século XIX, e em seguida imensamente difundidos em outros lugares. Na Espanha, Antoni Gaudí, grande representante do Modernismo, foi quem os introduziu.

tipos de revestimentos

 

Ladrilhos hidráulicos / paperblog.com

Estes ladrilhos chamam a atenção pelos seus desenhos que são muito variados. Alguns exemplos: mosaicos com inspiração marroquina ou mudéjar, motivos geométricos, vegetais… São muito decorativos, além de muito resistentes e sólidos.

O mais comum é vê-los com o mesmo desenho, em várias áreas da casa, ou no máximo, alternados com outros ladrilhos lisos, de tons claros, inclusive branco.

No entanto, você poderá combiná-los seguindo as técnicas do patchwork, que são muito usadas no artesanato têxtil. É um método que consiste em combinar diferentes pedaços de tecido para formar uma peça única. Pois bem: aqui faremos a mesma coisa, mas com azulejos.

No momento de combiná-los, teremos que respeitar algumas regras para que o resultado não fique muito pesado. Por exemplo, poderemos escolher um modelo com a mesma estampa, mas em cores diferentes, ou vice-versa.

Também poderemos aplicar ladrilhos com o mesmo desenho na maior parte do espaço e contorná-lo com outros de estampa diferente.

Independentemente do que você faça, usando os ladrilhos hidráulicos o resultado será espetacular. É mais comum aplicá-los nos pisos do que nas paredes.

2. Revestimentos para banheiro com e sem relevo

As cerâmicas e azulejos com relevo são uma novidade. Os seus designs incorporam relevos com distintos graus de complexidade. Às vezes, chegamos a encontrar verdadeiras obras de arte.

São peças que podemos ver não somente nos banheiros, mas também nas cozinhas; e nos dois casos é mais frequente que estejam nas paredes do que nos pisos.

Dependendo do nível de detalhes de cada revestimento, é possível combiná-los com outros mais simples, que tenham uma só cor, mesmo que seja prateado ou algo parecido.

tipos de revestimenos para banheiro

 

Você também poderá colocá-los só até a metade da parede, aplicando uma pintura na parte superior (algo talvez menos prático) ou usando o mesmo revestimento do piso.

Com estas peças, é possível criar uma sensação de dinamismo ou movimento. Outra alternativa é optar por um revestimento bem simples para todo o espaço e contorná-lo usando uma faixa de azulejo com relevo. Este tipo de contraste fica ótimo. 

Se forem modelos de cores claras e pouco chamativas, você poderá até tentar misturar texturas diferentes.

3. Revestimentos de diferentes tamanhos, formas e cores

Nesta última parte queremos lhe dar uma opção a mais. Nos casos anteriores, todas as paredes/pisos estavam na sua maior parte cobertos por revestimentos de um só tipo. Entretanto, o que você poderá fazer é escolher para cada parte um tipo específico de revestimento.

Assim, você poderá delimitar perfeitamente algumas zonas, como por exemplo a área da banheira ou da ducha, e conseguirá muito mais contraste visual, claro e organizado.

Para obter este efeito, você poderá usar revestimentos de cores diferentes, desde que sejam tons complementares ou não muito “chamativos”. Outra opção é escolher um tipo de revestimento para o piso e outro para as paredes.

tipos de revestimentos para banheiro

 

Combinação de revestimentos / platodeducha.es

Para criar ainda mais contraste, você poderá selecionar produtos de diferentes tamanhos e formas. Por exemplo: azulejos hexagonais para o chão e retangulares ou quadrados (os mais habituais) para as paredes. Se são muito pequenos e retangulares podem ser dispostos em estilo Chevron [ou espinha de peixe].

Sendo assim, tente jogar com os contrastes entre revestimentos lisos e estampados.

Conclusão

Como você pode ver, podemos conseguir designs bem interessantes para os banheiros e fazer o mesmo até nas cozinhas. Não tenha medo de arriscar! É preciso combinar os estilos de maneira adequada, sem sobrecarregar o ambiente, para nos sentirmos confortáveis.