Quatro dicas para aproveitar o vão da escada

· 3 de outubro de 2018
Você é uma daquelas pessoas que acham que ter uma escada dentro da casa é um desperdício de espaço? Esqueça essa ideia e comece a aproveitar todo o vão que fica livre sob as escadas. Prateleiras, armários embutidos, cantinhos de relaxamento... Existem muitas possibilidades práticas e originais.

Como veremos no decorrer deste artigo, aproveitar o vão da escada é algo muito prático e funcional. Não podemos associar as escadas somente como um lugar de passagem, mas também é uma possibilidade de mais espaço de armazenamento.

Como aproveitar o vão da escada

A principal desvantagem é que normalmente esse espaço costuma ser aproveitado apenas como um espaço de armazenamento e, às vezes, fica muito desorganizado. No entanto, com um pouco de bom senso e bom gosto, é possível criar um cantinho bonito e, ao mesmo tempo, prático e funcional.

Além disso, muitos pensam que ter uma escada dentro de casa é uma desvantagem, já que tira um pouco de espaço e diminui alguns metros úteis. Mas, tire agora mesmo essa ideia da cabeça e transforme isso em uma vantagem.

A seguir, daremos quatro dicas que você deverá levar em conta na hora de aproveitar ao máximo a escada da sua casa.

1- Pense no orçamento que você tem

Isso é o mais importante, pois não queremos fazer algo que não poderemos pagar mais tarde, é óbvio. Além disso, existem cada vez mais projetos e materiais disponíveis. Assim, você sempre encontrará algo que se encaixe de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Se o vão da escada já for aberto, tudo será mais fácil. Entretanto, se ele não for, será necessário fazer algumas obras para abri-lo e podermos usá-lo. Essa é a melhor maneira de ganhar alguns metros quadrados em casa, mesmo que você não goste muito da ideia de ter que fazer obra em casa.

Como já dissemos, é normal é usar este espaço para armazenar. Você poderá transformar os degraus de madeira em gavetas, mas somente se tiver uma escada em linha reta. Talvez não seja algo que vemos com muita frequência, mas não podemos negar que é uma boa opção, embora talvez seja um pouco cara.

estante no vão da escada

2- Qual é o espaço livre debaixo da sua escada?

É sempre importante levar em conta as medidas da nossa escada. Isso porque, dependendo do vão, iremos dispor de um tamanho ou de outro. Consequentemente, iremos optar por uma solução ou outra.

Devemos considerar tanto a altura, como a profundidade e largura. Para aproveitar ao máximo o espaço disponível, é recomendável que você adquira móveis ou estruturas na medida certa. Você também poderá optar por estruturas modulares, para mudá-los de acordo com o seu gosto.

Se, por exemplo, a estrutura for alta, poderemos colocar nesse espaço móveis ou eletrodomésticos altos, como uma geladeira. Ou se houver bastante profundidade, será possível colocar um sofá, um divã, um colchão com algumas almofadas ou, até mesmo, uma poltrona. Dessa maneira, você terá um cantinho para descansar. Esse local ficaria perfeito se tivesse uma fonte de luz natural por perto.

sofá no vão da escava

3- Como é a sua casa?

Por outro lado, temos que considerar as características da nossa casa, começando pelo seu tamanho. Se a nossa casa é pequena, provavelmente precisaremos de mais espaços de armazenamento. Por isso, é importante tentar aproveitar o máximo de espaço disponível, até mesmo aquele vão que fica debaixo das escadas.

Se, por exemplo, a área do hall de entrada for muito pequena, poderemos colocar nesse vão algum móvel baixo, um espelho, um cabideiro, etc.

Ou, por exemplo, se você mora em um loft, tem muito mais possibilidades. Lembre-se da distribuição dos loft: quase tudo está localizado no mesmo ambiente, sem divisões entre os cômodos. Além disso, em muitos deles, quando o teto é bem alto, é possível construir um mezanino. Debaixo das escadas por onde vamos acessar esse segundo andar, poderemos colocar uma estante, fazer um armário embutido, criar um belo closet…

Outra possibilidade é aproveitar esse espaço para utilizá-lo como uma cozinha americana. Você poderá aproveitar as escadas como dispensa, colocar um balcão de vitrocerâmica ou eletrodomésticos.

Sendo assim, o principal é pensarmos no tamanho da nossa casa e de que maneira os ambientes estão divididos. Dessa forma, poderemos fazer bom uso do espaço disponível sob a escada.

móvel no vão da escada

3- Tenha em mente quais são as suas principais necessidades

No item anterior, falamos sobre de que forma é distribuída a sua casa, para assim aproveitar o vão da escada. Embora isso seja importante, você não deve se esquecer das suas necessidades, especialmente se sua casa for pequena.

Em primeiro lugar, procure uma otimização do espaço. Precisamos aproveitar os espaços que não são bem utilizados. Às vezes, deixamos algo de lado, pois pensamos que não temos espaço suficiente, quando na realidade é possível. Você só precisará se organizar melhor.

Por exemplo, se você for muito criativo, poderá criar a sua própria Art Zone nesse espaço livre sob a escada. O mesmo acontece com armários ou com os escritórios/áreas de estudo. Muitas vezes essas não são as nossas prioridades e, no final, não são construídos.

Normalmente, o que costumamos fazer é aumentar o espaço de armazenamento em qualquer área da casa. Como você viu, poderá fazer isso de diferentes maneiras, com prateleiras, armários embutidos, colocando um divã para criar uma área de relaxamento…

Se o armazenamento não é sua prioridade, você também poderá optar por criar uma área verde dentro da casa. Um exemplo disso são os jardins verticais. O vão sob a escada seria o ideal para essa finalidade.

escritório no vão da escada

Conclusão

Como você pode ver, existem várias opções. Além disso, se você não for uma pessoa muito organizada, poderá escolher móveis/estruturas com portas. Ou também poderá cobrir todo o vão livre debaixo das escadas com cortinas.

Por outro lado, lembre-se de que você não precisa de muito orçamento para decorar esse espaço. Portanto, é preciso somente um pouco de bom gosto e harmonizar o vão da escada com o estilo do restante da sua casa.