Reaproveitamento de tubos de PVC: como fazer?

· 11 de setembro de 2018
Você ficará surpreso com tudo o que pode ser feito com os tubos de PVC que pareciam destinados a acabarem no lixo.

Os tubos de PVC são cada vez mais utilizados na construção. Se você fez uma reforma em sua casa recentemente, deve ter percebido quantos tubos acabaram no lixo. Antes de descartá-los, recomendamos que você leia o artigo que preparamos sobre o reaproveitamento de tubos de PVC.

Aqui você encontrará várias ideias para dar uma nova vida aos tubos de PVC. Todas elas têm algo em comum: são úteis, decorativas, econômicas e fáceis de fazer. Por isso, não perca tempo. Veja tudo o que você pode fazer com um simples tubo de PVC. Afinal, você ficará surpreso com o que poderá fazer com um cano que parecia destinado ao lixo.

Crie uma adega para sua casa

Começaremos com uma proposta muito simples. Ou seja, uma adega de tubos de PVC. Para isso, você precisa de tubos com um diâmetro ligeiramente maior do que as garrafas de vinho.

Em seguida, corte os tubos no comprimento de uma garrafa. Além disso, se você quiser que as garrafas fiquem mais visíveis, pode reduzir o tamanho dos canos um pouco mais. Dessa forma, as rolhas terão mais destaque. Nós gostamos desse efeito porque as garrafas também se tornam um elemento decorativo.

Depois disso, pinte os tubos com a ajuda de um sprayEscolha uma cor que combine com a sala ou uma cor mais chamativa para que a área da adega se destaque. Entretanto, se a casa tiver um estilo decorativo industrial, você também pode deixar os tubos na cor original.

Finalmente, reúna e cole os tubos afim de criar uma estrutura forte e estável. Para isso, você precisará apenas de cola para plástico e seguir as indicações do fabricante quanto ao tempo de secagem.

Reaproveitamento de tubos de PVC

Reaproveitamento de tubos de PVC: organizador de acessórios

A segunda proposta é um organizador de acessórios original e prático. Ele pode ser instalado nas portas da cozinha ou do banheiro. Essa ideia é perfeita para armazenar todos os acessórios com cabos de forma ordenada.

Para fazer este organizador, você só precisa de tubos de PVC no tamanho dos diferentes acessórios que você deseja guardar. Cole os tubos na parte interna da porta do armário e insira os acessórios. Em seguida, corte os tubos em um comprimento menor do que os acessórios. Dessa forma, ficará mais fácil encontrá-los.

Você poderá armazenar acessórios como o secador, a chapinha ou a batedeira. É uma maneira de economizar espaço e manter todos os elementos em ordem.

Se você quiser dar um acabamento mais bonito, pode pintar os tubos de PVC da mesma cor das portas dos armários. Dessa forma, eles ficarão integrados e passarão despercebidos.

Um biombo muito original

A última proposta para o reaproveitamento de tubos de PVC é um biombo muito original. Além disso, esse item é adequado para qualquer espaço da casa. Você pode instalá-lo na sala de estar para separar a sala de jantar da sala de estar. Outra opção é colocá-lo no banheiro para aumentar a privacidade no ambiente.

Para fazer esse biombo, você precisará de tubos de PVC de diferentes diâmetros. Então, corte-os na espessura do biombo que você deseja.

Pinte os tubos antes de instalar o biombo. Do contrário, será uma tarefa realmente complicada. Comece a primeira camada de tubos de PVC no chão e continue empilhando as próximas. Além disso, cole as camadas até chegarem ao teto. Finalmente, fixe todos os tubos com cola no teto, na parede e na parte inferior. O resultado é um separador de espaço original que se adapta a qualquer decoração.

As três propostas para reaproveitamento de tubos de PVC são apenas um pequeno exemplo do que você poderá fazer. Se você tem filhos em casa, encorajamos você a criar estruturas diferentes para montar pequenas casas onde as crianças possam brincar, cavernas ou até mesmo uma trave de futebol.

Como você pode ver, o reaproveitamento de tubos de PVC oferece um número infinito de opções. É uma maneira barata, simples e rápida de criar objetos decorativos e práticos para a casa. Certamente, a partir de agora, você pensará duas vezes antes de jogar fora seus tubos de PVC.