O estilo boho, a liberdade no design

17 de fevereiro de 2020
O estilo boho é a liberdade que você precisa para dar asas à sua criatividade no design de interiores. Que tal conhecer os seus pontos-chave?

Um dos estilos para a decoração da casa que é tendência atualmente é o estilo boho. Esse estilo se destaca por ser livre e muito colorido e, acima de tudo, um pouco eclético. A chave para o sucesso do estilo boho está no fato de que ele oferece a liberdade necessária para a decoração dos espaços.

Ele não segue padrões definidos ou normas estritas, mas é nutrido pelas experiências e pela inspiração em diferentes culturas, bem como por uma filosofia de vida que se baseia na busca pelo equilíbrio através do gosto pelas coisas simples. Dessa forma, ele valoriza bastante os objetos com história e a conexão com a natureza.

Origem do estilo Boho 

O estilo boho, a liberdade no design

A origem do estilo boho está na França pós-revolução, quando artistas ligados à burguesia e às classes altas foram despojados do seu alto padrão de vida.

Assim, eles passaram a fazer parte da classe pobre e então adotaram um estilo de vida nômade, rejeitando o estilo de vida burguês em todos os momentos e dando mais valor à criatividade e à arte.

Graças a isso, o estilo boho e a liberdade que ele oferece sempre foram associados a artistas, viajantes, intelectuais e, por fim, a pessoas boêmias. Essas pessoas incorporam muitos elementos com conotação histórica e de estilo étnico no seu estilo de vida.    

Características e fundamentos do estilo boho 

Tecidos e texturas

A liberdade no design

O estilo boho é caracterizado por oferecer a liberdade para o uso de cores vivas, tecidos estampados e uma grande variedade de móveis. Por isso, é importante aplicar uma base neutra nas paredes, para que o resultado final não seja caótico ou extravagante.

Nesse estilo, é importante usar materiais naturais, como madeiras sem tratamento ou fibras com a sua aparência original. Com isso, serão obtidos ambientes quentes e acolhedores.

Os tecidos de fibras naturais são essenciais para revestir os pisos ou as paredes. Destacam-se os tapetes e mantas com diferentes texturas e com tons que lembram a natureza.

Este estilo de decoração usa o macramê, que consiste em trançar e amarrar cordões de uma espessura considerável. É usado para tapeçarias e pendurar vasos em diferentes alturas, criando assim composições diversas.

Móveis

O estilo boho, a liberdade no design

Em relação aos móveis, eles devem ser elementos únicos, como antiguidades ou peças peculiares. Eles serão os protagonistas no conjunto, atraindo todos os olhares.

A ideia é apostar em peças com encanto e história, como a poltrona favorita da vovó, mesas restauradas ou um abajur de estilo vitoriano. Peças com um valor especial.

Por sua vez, as almofadas são itens que não podem faltar, seja na cama, no sofá ou no chão. Elas nos ajudarão a criar ambientes informais e relaxados.

Essas peças se destacam pelo uso de estampas étnicas e geométricas em tons quentes que evocam o natural. A natureza deve permear os espaços, com plantas ou materiais como a madeira, as fibras têxteis, o couro ou a cerâmica. Todos esses materiais estão presentes na decoração para dar harmonia ao todo.

Cestos de fibras naturais, figuras esculpidas em madeira de corte étnico, além de máscaras penduradas na parede, impregnam os espaços com calor. E, para complementar os móveis, é essencial usar lustres e peças de aparência antiga. 

As velas espalhadas pelos cantos da casa darão um toque aromático e colorido. Além disso, as peças de metal também são uma boa opção: prateleiras, travessas ou bandejas de bronze para os centros de mesa, etc.

Também não devem faltar peças e travessas de cerâmica como itens de destaque. Os livros antigos também são muito característicos na decoração boêmia.

O estilo boho é inspirado em diferentes culturas e em uma filosofia de vida que se baseia na busca do equilíbrio através do gosto pelas coisas simples.

A sua inspiração

Liberdade na decoração

O estilo boho traz à tona o seu lado viajante e mais intrépido: as memórias de suas viagens, o momento em que você se apaixonou pelo Marrocos e suas tapeçarias, etc. Esse estilo mistura objetos étnicos provenientes de diferentes culturas. Tudo isso dá um toque muito especial aos espaços.

Em suma, esse estilo lhe dará a liberdade necessária para dar asas à sua criatividade, dando espaço para o seu lado mais divertido e cheio de vida. Além disso, ele também é uma alegre mistura entre o étnico e o hippie, que convivem em harmonia criando espaços únicos.