Quadros abstratos para decorar a casa

28 de agosto de 2018
Se o que você está procurando é dar um aspecto mais original à sua casa, decore com quadros abstratos e leve arte de vanguarda para o seu lar.

A pintura é uma técnica artística que compreende diferentes estilos, por isso é muito interessante para o universo do design de interiores. Então, por que não usar quadros abstratos para decorar a sua casa?

Estamos acostumados a ver quadros somente nos museus, principalmente aqueles que possuem uma estética mais contemporânea, como a pintura abstrata.

Na verdade, não é preciso saber muito sobre pintura para decorara a casa; basta se deixar levar, apreciar a estética de cada quadro e identificar se é possível combiná-lo com o restante da decoração.

 A seguir, destacaremos algumas características e dicas para ajudá-lo a escolher quadros de estilo abstrato e para saber exatamente como eles podem se encaixar no seu ambiente.

O que é a pintura abstrata?

O estilo pictórico da abstração surgiu no século XX, precisamente através de Wassily Kandinsky, que realizou entre 1910 e 1913 as primeiras pinturas deste novo gênero.

O que é a pintura abstrata

O contraste que causava uma pintura deste estilo com outras de gênero mais simbolista-realista, gerava todo tipo de controvérsias entre os teóricos, artistas e a sociedade.

O que estava acontecendo era que desde o começo do século XX a vanguarda estava se desenvolvendo. Era uma nova forma de expressar a arte, que ia mais além do que a própria forma, construindo uma nova estética.

A arte vai mais além do seu próprio tempo e leva parte do futuro.

 Wassily Kandinsky

Como escolher o quadro mais adequado

Para escolher um quadro abstrato que se encaixe bem na sua casa você não precisa ser um especialista em arte e nem contratar alguém que o assessore com critérios profissionais.

Você precisa considerar as seguintes características:

  • Leve em conta o tipo de decoração da sua casa: se for de estilo minimalista, rústico, industrial, urban style, etc., pode ficar perfeito; porém, se for mais clássico, do século XIX, etc., é melhor descartar esta ideia.
  • Preste atenção nas cores das paredes e dos móveis e, só então, escolha um quadro que possa combinar bem.
  • Escolha o que você mais gosta, tanto pelas cores como pelas formas; nunca escolha um quadro de que você não goste. 
  • Seja prático e compre o que você realmente acha interessante, o que você gosta e que combine com a sua casa.
  • Não precisa escolher quadros de grandes pintores que, consequentemente, terão um preço mais elevado; existem vários pintores e obras disponíveis por um bom preço. 

Ambientes onde colocar um quadro abstrato 

Dependendo do tipo de atenção que você queira dar ao quadro, você poderá colocá-lo em um ambiente ou outro. Isso também vai depender se o lugar é muito usado ou se é simplesmente uma área de passagem.

Dessa forma, os espaços mais interessantes para colocar o quadro são:

  • A sala de estar: este é o lugar onde se passa mais tempo. Além disso, é o lugar onde você leva as visitas quando as recebe em sua casa. Portanto, um quadro na parede pode conferir personalidade ao ambiente.
  • O corredor: não deixa de ser uma zona de passagem; os quadros colocados nessa área, que podem ser vários, são apreciados pelo visitante, mesmo que seja de maneira transitória.
  • A sala de jantar: um lugar onde se fica bastante tempo, especialmente porque é aí que você acolhe os convidados quando organiza algum almoço ou jantar. Neste caso, o quadro ganharia um grande destaque no ambiente.
  • O quarto: se o quadro ficar em cima da cabeceira da cama, pode adicionar uma temática e, principalmente, conferir personalidade para o quarto.

Resumindo, existem diferentes ambientes onde você pode colocar um quadro abstrato. No entanto, o destaque que ele terá em cada um destes lugares depende do tempo que você permaneça neles.

Lugares onde comprar quadros abstratos

Geralmente, nas grandes cidades é comum encontrar feiras de arte onde artistas de diversos gêneros e estilos se reúnem.  Recomendamos que você vá a uma destas feiras para dar uma olhada e passear pelos diferentes espaços, comparando preços e apreciando a arte; só assim você conseguirá saber qual quadro ficará melhor na sua casa.

Por outro lado, existem galerias de arte em quase todas as cidades onde você pode ver quadros e comprá-los. Tudo é uma questão de se informar e de visitar o maior número possível de lojas e galerias.

A arte abstrata está ganhando espaço nas casas. Este tipo de pintura traz um toque moderno, contemporâneo e original; porém, para conseguir dar um toque mais vanguardista à sua casa é preciso fazer uma escolha consciente.