Pisos de cerâmica para toda a casa

16 de fevereiro de 2019
Esqueça o conceito de que os pisos de cerâmica são frios. Existe uma vasta gama para escolher; conheça todos os tipos.

Uma das perguntas que mais nos fazemos quando precisamos trocar os pisos em casa é: pisos de cerâmica ou de madeira. A escolha é um fator fundamental para definir o estilo dos ambientes e outras questões do dia-a-dia, como a limpeza ou a manutenção.

O que aconteceria se você decidisse usar pisos de cerâmica em toda a casa? O que você acha? Ficará muito bonito e, acima de tudo, moderno!

Por que escolher pisos de cerâmica?

As duas principais características dos pisos de cerâmica são: durabilidade e resistência. Nestes tempos em que o fator ‘para sempre’ não parece ser a norma, podemos pensar em um material que suporte a passagem do tempo e nos permita realizar muitas mudanças de móveis e de decoração sem problemas.

pisos de cerâmica

 

Claro, porque a cerâmica é muito versátil e se adapta à maioria dos estilos decorativos que conhecemos (ou até mesmo que possam surgir).

O melhor de tudo é que sempre temos a possibilidade de mudar a sua aparência. Podemos colocar um tapete ou carpete ou, inclusive, uma película autoadesiva de cor diferente.

Se escolhermos uma cor neutra que possa ser combinada com vários tons, não será necessário alterar ou adicionar nada. É perfeito para as pessoas que ficam entediados com os móveis ou com a pintura de parede!

Os pisos de cerâmica podem ser colocados ​​tanto para ambientes internos como externos, especialmente terraços, quintais e varandas.

Áreas para pisos cerâmicos e suas características

As áreas mais frequentadas ou com maior movimento (entre elas, corredores, cozinhas ou salas) não apresentarão sinais de desgaste, mudanças de temperatura ou umidade. Por este motivo, também podem ser colocados no banheiro ou na lavanderia.

pisos de cerâmica

 

Quanto à limpeza, não há quem ganhe do piso de cerâmica. Você poderá varrer, aspirar em poucos minutos, uma vez que sua textura suave torna o trabalho muito mais fácil. Portanto, em áreas onde a sujeira é a ordem do dia, como na cozinha, é perfeita.

Claro que nem tudo é ideal na escolha da cerâmica. Ao contrário da madeira, esse material não é um ótimo condutor de calor. Portanto, nos quartos ou na sala de estar, eles podem não oferecer o conforto que estamos procurando. Para neutralizar essa sensação “fria”, podemos colocar pequenos tapetes nas laterais da cama.

Pisos de cerâmica em toda a casa?

Até um tempo atrás, a cerâmica era somente para o banheiro e a cozinha, ou para o terraço. Não era muito comum vê-la nos quartos, nas salas de jantar, nas salas de estar ou nos halls de entrada. Mas isso mudou!

Em parte porque se deseja aproveitar todas as vantagens deste material e também porque geralmente é mais acessível do que outros tipos de piso, como os revestimentos de madeira.

pisos de cerâmica

 

E não devemos pensar que, por escolher pisos de cerâmica todos os quartos ficarão iguais. Podemos diferenciar de acordo com o ambiente. Existem milhares de modelos disponíveis, projetados para que possamos reinventar um cômodo sem mexer no piso.

Existem pisos de cerâmica que imitam a natureza ou o mármore. Outros são semelhantes à madeira ou à pedra (em vários tons) e também em tons neutros, como cinza ou giz. Dessa forma, qualquer móvel ou acessório que colocarmos ficarão perfeitos.

As cerâmicas podem servir para diferenciar ambientes se a nossa casa for do tipo ‘loft’ ou para fazer com que uma casa pareça maior e mais iluminada ao escolher cores claras.

Quando escolher pisos cerâmicos, recomendamos que você não tome a decisão pensando apenas no agora; mas planejando o futuro. Você não sabe se nos próximos anos vai querer remodelar a casa, comprar móveis novos ou pintar as paredes de uma cor diferente.

Portanto, uma dica: compre pisos de cerâmica neutros, que se adaptem a qualquer ocasião e que podem ficar bem com todos os estilos decorativos.