O que você deve ter em mente para decorar o terraço

· 9 de fevereiro de 2019
Se você é um dos sortudos que tem um terraço em casa, então leia as dicas a seguir para decorá-lo de forma perfeita.

No artigo a seguir, deixaremos várias dicas para ajudá-lo a decorar o terraço da sua casa.

Quando o tempo está bom, o que mais queremos é passar as noites de verão relaxando com a nossa família e amigos. Todos nós sabemos que no verão, os jardins, pátios e terraços são as partes da casa onde passamos mais tempo. Por isso, é importante que eles sejam acondicionados adequadamente.

Ainda que o nosso terraço seja pequeno ou que não pegue muito sol, sempre teremos opções a considerar. Simplesmente teremos que nos adaptar às condições existentes para assim tirar o máximo proveito delas.

A seguir, deixaremos algumas ideias e aspectos para se ter em mente ao decorar o terraço.

Divida o espaço

Isso é algo que você poderá aplicar, caso tenha um jardim ou pátio. O objetivo principal é criar ambientes diferenciados. Você poderá conseguir isso através de uma boa distribuição dos móveis.

Não importa que o seu terraço não seja muito grande, na verdade, com uma boa organização você poderá fazer com que ele pareça mais amplo.

Terraço com espaços divididos

Divida o terraço em duas partes, uma para as refeições e outra para o descanso, que conhecemos como ‘cantinho de relaxamento’. Para isso, desde que haja espaço suficiente, você poderá usar paletes de madeira. Você só precisa verificar se a superfície está bem nivelada.

Você poderá deixar uma das áreas sobre o piso do terraço ou então colocar grama artificial. Com ela, você dará um toque mais natural ao seu terraço.

Dê importância às plantas

As plantas são indispensáveis. Além de serem ótimas para decorar, também trazem benefícios para a nossa saúde.

Claro, você deverá colocar plantas que suportem bem as altas temperaturas ou os climas secos. Algumas possibilidades são, por exemplo: xerófilas, suculentas ou cactos…

plantas no terraço

 

Se o seu terraço é pequeno, você poderá optar por uma parede verde, ou seja: um jardim vertical. Da mesma forma, você também poderá optar por vasos fixados em diferentes níveis da parede.

Além disso, se você tiver algum tipo de pérgula, poderá colocar uma planta trepadeira subindo por um dos seus lados.

Escolha cuidadosamente os móveis e acessórios

Lembre-se de que, muitas vezes, menos é mais; por isso frequentemente é preferível não ter tantos móveis e acessórios no nosso terraço.

Ainda que você tenha dividido o terraço em dois ambientes, deve haver uma certa continuidade visual entre os dois. Para essa finalidade, o mais fácil é escolher móveis do mesmo estilo e têxteis com cores complementares ou padrões semelhantes.

Decore o terraço com móveis e acessórios

Para exteriores, os móveis feitos com fibras naturais, como por exemplo o vime ou o rattan, geralmente ficam ótimos. A madeira também pode ser uma boa opção. Você encontrará muitos exemplos disso em lojas como por exemplo IKEA, Leroy Merlin ou Maisons du Monde.

Na área de descanso você poderá incluir uma rede, espreguiçadeira ou, se houver bastante espaço, um balanço.

A importância da iluminação para decorar o terraço

Em geral, os terraços são lugares com muita luz natural. Além disso, para ter um terraço que possa ser usado ainda que esteja frio, os fechamentos de vidro são uma boa opção. Se a sua casa é pequena, essa é uma das melhores maneiras de ganhar alguns metros quadrados a mais, além de fazer com que se tenha mais luz natural em casa.

Por outro lado, você deverá colocar alguns pontos de luz artificial. Um exemplo disso são as guirlandas de luzes. Se não houver tomadas no terraço, basta comprar uma com uma bateria que funcione com pilhas. Elas podem ficar muito bem se forem penduradas em um dos lados da pérgula, por exemplo.

A importância da iluminação para decorar o terraço

E se você tiver decidido fazer um cantinho de relaxamento com um toque mais boêmio, sem dúvida estará muito perto do chão, com tapetes, pufes e mesas baixas. Nesse caso, algumas lanternas ou velas em suportes coloridos podem ficar ótimas.

Além disso, você poderá fazer isso sozinho em casa. Dessa forma, terá um ambiente acolhedor e confortável.

Como você pode ver, decorar o seu terraço é algo simples. Tudo o que você precisa fazer é medir bem o espaço disponível e distribuir os móveis e acessórios corretamente. Dessa forma, alcançará  um espaço harmonioso e equilibrado, independentemente do tamanho do seu terraço. Então, você poderá realmente aproveitar os dias de verão e, ao mesmo tempo, decorar o terraço de uma forma bonita e original.