Mosquiteiros para terraços: crie um ambiente relaxante e protegido

24 de janeiro de 2019
Os mosquiteiros feitos de tule e de algodão são os mais utilizados na decoração dos ambientes, já que possuem um caimento vaporoso e suave.

Os mosquiteiros para terraços são uma rede de proteção presa no teto. Geralmente eles são feitos de tecido como o tule, voil ou filó que é colocado para impedir a entrada de mosquitos. Nas áreas onde há uma maior quantidade de insetos devido à umidade e ao calor, eles são um elemento essencial.

Antigamente, os mosquiteiros eram colocados de uma forma muito prática. No entanto, há pessoas que encontraram inspiração nos cômodos exóticos, onde eles ficam pendurados de formas engenhosas; e, com muito estilo, conseguiram fazer com que esse elemento cumprisse a sua função, mas sem deixar a estética de lado.

A seguir, falaremos sobre como você poderá criar um ambiente protegido e relaxante no seu terraço com esses mosquiteiros. Com apenas algumas mudanças, é possível os transformar em mais um acessório para embelezar o seu espaço.

Por que colocar mosquiteiros nos terraços?

Os mosquiteiros têm como objetivo evitar que os mosquitos circulem e piquem as pessoas, tanto de dia quanto de noite. Eles são, portanto, uma medida de prevenção para muitas doenças.

Por que colocar mosquiteiros nos terraços

No entanto, é importante notar que os mosquitos não são os únicos insetos que você quer evitar com o uso de mosquiteiros. Da mesma forma, também as moscas, traças e outros insetos que são atraídos pelo aroma dos alimentos ou pelas lâmpadas, e que se acumulam de uma maneira desagradável.

Tipos de mosquiteiro para terraços

De acordo com as características de cada espaço, um determinado tipo de mosquiteiro poderá ser instalado. No caso dos terraços, é possível optar por instalar os que têm um pavilhão e cortinas, pois eles têm um caimento muito agradável e muito proveitoso para a decoração.

Agora, os mosquiteiros para terraços nem sempre têm que ser ‘invisíveis’ ou estar perfeitamente camuflados para criar um bom ambiente. É possível recorrer a mosquiteiros de tule com cores vivas, como roxo, fúcsia, laranja, azul e até mesmo preto.

Algumas redes incluem um certo brilho que, tanto com a incidência da luz solar quanto da artificial, ficam espetaculares e não impedem a visão através delas. Assim, vale a pena aproveitar este tipo de material para dar ao terraço uma aparência mais marcante.

Tipos de mosquiteiro

Atualmente, os mosquiteiros não só cumprem a sua função, mas também trazem um ‘ar vaporoso’ e delicado aos ambientes.

Sobre a instalação

Geralmente, a instalação de mosquiteiros com pavilhão e cortinas para terraços e outros pontos, é muito fácil de ser feita. Eles têm um sistema muito simples que, em poucas etapas, fica estruturado.

Quanto à manutenção, ela também é geralmente muito simples. E, para evitar danos, é fundamental recolher os mosquiteiros quando chover forte ou então quando estiver ventando muito. Caso contrário, ele poderia se rasgar e assim seria necessário trocar o mosquiteiro todo.

Acessórios para mosquiteiros?

Sim, existem alguns acessórios que podem ser colocados nos mosquiteiros para alcançar um resultado espetacular. Um dos mais utilizados é o famoso pisca-pisca, que traz ao mesmo tempo, um ar romântico, boêmio e de fantasia.

Estas pequenas luzes ficam integradas nos eixos onde os mosquiteiros ficam pendurados e podem ser distribuídas como se fossem uma trepadeira, em cascata, em ondas, etc.

Também é comum recorrer a guirlandas variadas para a decoração de mosquiteiros (que podem ter ou não um sistema de iluminação semelhante ao do pisca-pisca). De acordo com o modelo, elas podem ser mais ou menos coloridas. A escolha de um tipo ou de outro dependerá das suas preferências.

Acessórios para mosquiteiros

Mosquiteiro com luzes / pinterest.es

As guirlandas geralmente são feitas de materiais muito versáteis, como papel e plástico. No entanto, também é possível encontrar guirlandas feitas com pedras semipreciosas, franjas de tecido e assim por diante. Existem modelos que simulam ser ainda mais etéreos e delicados, como por exemplo, as guirlandas de plástico em forma de bolhas de água.

Por outro lado, há quem recorra às bandeirinhas, figuras de origami, fitas de tecido e outros acessórios para decorar e dar vida aos seus mosquiteiros de uma forma muito original e divertida. Inclusive, há até mesmo quem opte por incluir guirlandas vegetais para dessa forma obter um efeito mais natural.

Ouse experimentar

Aproveite o seu mosquiteiro para dar um toque mágico ao seu terraço. Este é um recurso muito simples, mas que poderá dar resultados de sonho. E lembre-se, não tenha medo de incluir diversos acessórios ou então um véu colorido.

Afinal, nem sempre é necessário ser excessivamente discreto na decoração de exteriores e optar somente por tecidos translúcidos. Mesmo que o estilo que pretendemos seguir seja o minimalista, é possível conceber uma maneira de dar vida ao ambiente com um pouco cor.