3 dicas para incluir luzes nas suas estantes

8 de janeiro de 2019
Quando decidimos incluir luzes nas estantes ou prateleiras, não estamos pensando apenas na utilidade da iluminação, mas também na decoração. Por isso, é necessário que o trabalho seja o mais cuidadoso possível.

Se você costuma ver designs em revistas de decoração ou presta atenção aos detalhes em um restaurante, um hotel ou uma loja, certamente você já viu que muitas pessoas aproveitam as estantes para iluminar e criar um ambiente diferente. Você provavelmente gostou da ideia e quer aplicá-la na sua casa. Por essa razão, no artigo a seguir, daremos algumas dicas para incluir luzes nas suas estantes… Isso ficará mais do que perfeito!

Por que incluir luzes nas suas estantes?

A iluminação indireta é perfeita para qualquer hora do dia e se adapta a todos os cômodos. É ideal para obter uma atmosfera mais aconchegante e, ao mesmo tempo, para decorar com pouco dinheiro.

Assim, incluir luzes nas prateleiras ou móveis, até mesmo nas escadas ou aberturas, dará um novo toque à sua casa. Este é um detalhe mais do que prático e funcional, e se você escolher luzes LED (como a maioria das pessoas), dará um lugar de destaque para a estante ou o cantinho que esteja iluminado.

incluir luzes nas estantes

É claro, porque uma das vantagens de incluir luzes nas prateleiras é justamente iluminar o que estiver nelas, mas também torná-las as protagonistas do quarto, da sala ou do corredor. Assim, esta é uma opção muito interessante para decorar e iluminar… Tudo pelo mesmo preço!

Dicas para incluir luzes nas suas estantes

Se você está com a ideia de colocar luzes nas estantes da sua casa ou escritório,  lhe daremos algumas dicas para que tudo fique perfeito:

1. Escolha bem as luzes

No mercado, é possível encontrar todos os tipos de luminárias para colocar em prateleiras ou móveis, mas cada uma delas tem as suas próprias características e ficam melhores em um lugar e não em outro. Tudo vai depender das suas preferências e do tipo de decoração que você queira imprimir aos seus ambientes. Mas, recomendamos que você escolha luzes suaves no quarto e mais fortes na sala de jantar, por exemplo.

2. Aproveite uma instalação geral

Embora incluir luzes nas estantes seja tão simples quanto colar algumas fitas de LED, se quisermos algo um pouco mais ‘intenso’ ou profissional, podemos aproveitar uma reforma ou instalação geral da casa.

Dessa forma, a fiação ficará embutida nas paredes e as luzes poderão ser controladas através de uma chave especial. No que diz respeito à estética, ficará muito melhor, mais cuidadosa e, além disso, também evitará que os fios se descolem. E, quando uma lâmpada queimar, bastará trocar e pronto.

3. Compre um kit completo

Caso você não tenha a possibilidade de fazer uma instalação por trás das paredes, não se preocupe. É possível adquirir kits completos e muito simples de instalar. Assim, não é necessário ter habilidades manuais para incluir luzes nas estantes!

incluir luzes nas estantes

O resultado será mais profissional do que você pensa, porque você poderá esconder os fios e levá-los até a tomada mais próxima. Você também poderá escolher as famosas fitas de LED autoadesivas, perfeitas para espaços informais ou juvenis; existem diversas cores e designs.

Ideia prática: incluir luzes em uma estante de madeira

Imagine que você tem um closet no seu quarto, ou que você tem uma estante de madeira na sala onde coloca objetos de decoração ou lembranças das suas viagens. Mas, você percebeu que ela fica um pouco sem brilho em relação ao restante do ambiente. Então, coloque uma fita de LED em cada prateleira!

incluir luzes nas estantes

Meça a largura e compre fitas já cortadas, para evitar inconvenientes. A ideia é que todas as fitas estejam conectadas ao mesmo fio e plugue. Verifique se estão funcionando corretamente antes de instalá-las, assim você poderá trocá-las se necessário, sem precisar desmontar toda a instalação.

O lado bom é que elas podem ficar escondidas atrás das prateleiras. Veja quantos metros de cabo você precisa para conectar sem problemas. Você também poderá adicionar uma chave para ligar e desligar sem precisar desconectar.

Embora as fitas já tenham cola, talvez você prefira prendê-las melhor com uma fita autoadesiva ou com clipes nas laterais. Dessa forma, você se assegura de que elas não descolarão com o tempo. A iluminação com LED alia estética e funcionalidade. Poderá ser utilizada em qualquer ambiente da sua casa.

Incluir luzes nas suas estantes é muito simples graças às tiras de LED, embora você também possa escolher algo mais ‘tradicional’ como as lâmpadas, por exemplo. Confira as nossas sugestões e mãos à obra!