Algumas ideias para renovar seu lustre
Aqueles que têm um mesmo lustre em casa por várias décadas, podem estar entediados com a sua aparência. Nesses casos, começam a procurar maneiras de renovar seu lustre para que ele recupere o brilho anterior ou adquira um novo esplendor.
Seja qual for a escolha, a primeira coisa a fazer para começar a renovar seu lustre é desinstalá-lo e limpá-lo completamente. Assim, você poderá avaliar cuidadosamente o seu estado e, com base nisso, procurar alternativas para melhorar a sua aparência.
Ideias para renovar seu lustre
1. Pintura fosca em spray
Como no caso de outros objetos, você poderá renovar seu lustre com um pouco de tinta em spray. Nesse aspecto, recomendamos que você aproveite os tons mate, pois eles são uma tendência.
Como uma sugestão adicional, recomendamos que, depois de pintar o lustre, de acordo com a cor que você escolheu e com a paleta do restante da sala, considere alterar o tipo de luz das lâmpadas; agora poderá ser mais conveniente ter luz fria em vez de luz quente, por exemplo.
Uma opção diferente e cheia de vitalidade, é usar várias cores em spray, ao invés de apenas uma, e pintar os diferentes braços da estrutura para dar um visual mais alegre e criativo.
Caso o seu lustre tenha tulipas ou telas, evite pintá-las, pois isso poderia afetar a iluminação. É preferível que as deixe em branco ou adquira novas. Há aqueles que dispensam tulipas e incorporam lanternas de papel de forma esférica.
Uma boa alternativa é pintar o lustre de branco mate e colocar tulipas brancas. Dessa forma, você terá um lustre perfeito para combinar com um estilo minimalista ou nórdico.
2. Apliques de pedraria e bijuteria
Se o seu lustre não suportar a renovação com tinta spray, você poderá recorrer aos apliques de pedrarias. Tente encontrar algumas de boa qualidade, já que nem todos os apliques ficam bem. Você poderá colá-los em diferentes pontos da base ou ser paciente e recobri-lo completamente.
Se o revestimento com pedraria lhe parecer excessivo, você poderá colocar alguns apliques nas tulipas (se houver). Outra opção é adicionar algumas correntes de bijuteria, para que elas fiquem pendentes nos braços e o lustre tenha outra ‘caída’.
3. Corda de juta
Para renovar uma estrutura de latão, você poderá simplesmente recorrer à corda. Se forrar o seu lustre com este material, poderá lhe dar um estilo mais contemporâneo de uma forma muito fácil e sem ter que recorrer a outros acessórios. O resultado final terá alguma semelhança com lustres feitos de fibra natural ou folheados de madeira.
A grande vantagem de renovar seu lustre com corda de juta é que o procedimento não envolve qualquer dificuldade e, no futuro, poderá ser removido sem danificar a estrutura. A única preocupação é selar a corda com alguns pontos de silicone para que ela não se solte.
4. Folhas de hera ou plumas
Se o seu lustre não suporta as opções acima e você procura um estilo mais despojado, boêmio ou “orgânico”, poderá usar um acessório simples: uma série de folhas de hera. Ou então, você poderá adicionar alguns aros com plumas. Lembre-se, procure materiais de qualidade para que o resultado seja interessante.
Este artigo pode lhe interessar: Dicas para escolher luminárias de teto
Outras considerações
É importante lembrar que o fato de um lustre ter um estilo clássico (estrutura de metal, pedraria ou cristal) não precisa se tornar uma limitação ao procurar por outros estilos.
Nesse sentido, uma decoração minimalista com paredes de tijolos naturais e móveis de madeira, poderá ficar espetacular com o toque metálico e ornamental de uma luminária clássica. No entanto, tudo se resume a se atrever a usar diferentes materiais de maneira criativa.
Caso você goste do aspecto geral da estrutura e não queira modificar o seu lustre, tente mudá-lo de lugar. Muitas vezes, essa solução simples pode fazer a luminária assumir o destaque desejado. Ou então, você também poderá dar um pouco mais ou menos de altura, no mesmo ponto.