Faça a sua própria estante para livros e revistas

· 28 de janeiro de 2019
As estantes podem servir para colocar qualquer objeto. Caso você tenha muitos livros e revistas, elas reduzirão o espaço que esses objetos vão ocupar no chão ou em certos móveis. E você mesmo pode fazer sua estante!

Os livros e revistas podem ocupar muito espaço na casa. Além disso, precisamos mantê-los bem organizados e limpos. A boa notícia é que você pode fazer a sua própria estante para livros e revistas para guardá-los como desejar. No artigo a seguir, vamos lhe mostrar como.

estante de livros

Estantes DIY com gavetas

Se você tem habilidade manual, poderá tirar proveito das suas habilidades e fazer um artesanato mais do que bonito e, sobretudo, útil: estante para livros e revistas com gavetas recicladas.

 

Você tem um móvel antigo que não serve mais? Então use as suas gavetas. Você também poderá encontrar essas gavetas onde colocam as frutas e verduras no mercado. Ou, se preferir, poderá fazê-las você mesmo com quatro tábuas de madeira e uma “tampa” atrás.

É muito fácil. Você só precisa lixar a gaveta para eliminar qualquer imperfeição e depois pintar com a cor que preferir. Se a decoração de sua casa for de madeira, poderá envernizá-la.

Depois, consiga uma ripa de madeira de dois centímetros de largura e com o comprimento da gaveta, que será usada como “suporte” para que os livros e as revistas não caiam. Por último, parafuse dois olhais na parte de trás para poder pendurá-lo na parede.

Esse cubo pode ser usado para colocar livros, mas também para outros objetos de decoração como vasos, quadros ou adornos. Faça como desejar e coloque na parede como preferir!

Estante para livros e revistas com uma escada

Não há nada mais divertido do que ir a um bazar ou feira e comprar móveis antigos por preços irrisórios. Ou então, na casa de nossos parentes e amigos e procurar algo que eles não queiram ou precisem mais.

Ultimamente, está muito em moda decorar com escadas, dessas que se abrem em forma de triângulo. Para colocar livros de forma segura, é muito importante colocar uma madeira entre os degraus. Se você a apoiar contra a parede, será mais fácil para que nada caia. Do contrário, recomendamos que você coloque um peso em cada lateral da escada. Existem alguns muito bonitos e decorados.

Você vai gostar: Vinis decorativos para sua casa 

Estantes invisíveis para livros

estante com livro de base

Neste caso, você não precisa de muitos materiais, e o efeito conseguido será mais do que original e divertido. Trata-se de estantes onde não há tábua de apoio… porque os próprios livros são o apoio.

Leve em conta a quantidade de livros que você colocará um em cima do outro para comprar os suportes metálicos da parede e os parafusos. Assim, você evitará que eles se dobrem e que tudo acabe no chão.

Você vai precisar de dois suortes para cada coluna de livros. Leve em conta que o livro usado na base não poderá ser retirado… A não ser que você tire todos os outros! Recomendamos que você escolha um que já leu, algum barato de segunda mão ou que seja de tamanho superior ao restante, para ter um bom suporte.

Os suportes metálicos devem ser colocados na parede com parafusos fortes e com a parte horizontal para baixo. Ou seja, como se fosse um “L”. Tire a medida da distância que deve haver na base dos livros (ou pelo menos do livro que ficará embaixo). Depois, é só colocar os livros como mais gostar. Faça as estantes invisíveis que quiser seguindo algum tema!

Estantes para revistas, como nas lojas

Se você quer fazer um espaço de leitura em casa, por exemplo na sala ou no quarto das crianças, essa ideia pode ser muito interessante. Trata-se de uma estante similar às que vemos em quiosques ou estabelecimentos com sala de espera.

Para isso, você vai precisar de ripas de madeira de diferentes grossuras e tamanhos. Um mais largo e comprido na base, dois largos e estreitos para as laterais e um fino e comprido para “suportar” as revistas ou livros. Você não precisa de uma madeira na parte de trás, porque a estante ficará contra a parede.

Uma boa ideia: pinte a parede de uma cor chamativa como verde ou amarelo e deixe as estantes ao natural ou pinte de branco. Você terá um bonito espaço reservado para ler se colocar um bom sofá, uma lâmpada ou uma mesinha.

E aí, gostou das ideias para fazer uma estante para livros e revistas? Coloque-as em prática agora mesmo!