Faça os seus próprios puxadores de couro

Os puxadores de couro são uma alternativa cada vez mais usada para renovar e melhorar os móveis e espaços domésticos. A maneira mais fácil e recorrente é fazê-los você mesmo, obtendo excelentes resultados ao dar uma segunda chance aos móveis antigos.
Faça os seus próprios puxadores de couro

Última atualização: 31 maio, 2020

Os puxadores de couro são uma tendência atual do design e um exemplo de como o DIY ou faça você mesmo influencia a decoração. De um tempo para cá, muitos projetos se espalharam pelas páginas especializadas em design. Esses projetos de puxadores de couro causaram um enorme impacto no mundo do design.

O couro é um material quente e de grande beleza que traz naturalidade e tornará os seus espaços mais acolhedores. Atualmente, podemos encontrar uma infinidade de móveis com puxadores de couro nas gavetas e portas. Sem dúvida, os móveis com puxadores de couro darão um toque autêntico e aconchegante à sua casa.

Além disso, o couro tem sido amplamente utilizado para fazer objetos de moda e acessórios. Isso nos mostra que o couro é um material muito versátil e que agora ocupa um lugar importante no design de interiores. Anteriormente, ele estava reduzido ao estofamento de cadeiras ou sofás, por exemplo.

O uso do couro nos puxadores dos móveis se difundiu porque este é um material acessível e de fácil aplicação. No mercado, podemos encontrar uma grande variedade de móveis com esses tipos de puxadores, mas também há a alternativa de fazê-los você mesmo. Basta reutilizar um cinto velho de couro para fazer os puxadores com esse material.

Também é possível obter puxadores de couro em vários tamanhos, qualidades e tonalidades, que já vêm prontos para a instalação. Podemos encontrar uma grande diversidade de designs, para serem usados ​​em lugares tão diferentes quanto o banheiro, a cozinha ou o quarto.

Alternativas de puxadores de couro

puxadores de couro

Puxadores / cosyhome.es

Por ser um material tão versátil, o couro nos oferece um grande leque de possibilidades de aplicação. Entre essas possibilidades estão os puxadores de couro. Além disso, por ser um material maleável, ele nos permitirá trabalhar por conta própria, obtendo resultados únicos e de grande beleza.

Há alguns anos, estão se espalhando na internet tutoriais para a confecção de puxadores de couro. Eles são aplicados em inúmeros tipos de móveis, como as cômodas, gavetas ou mesas, com excelentes resultados. Isso chamou a atenção de grandes empresas de design de móveis e elas começaram a comercializar móveis com esse toque de distinção.

Os puxadores de couro estão ganhando espaço no design de interiores atualmente por causa da sua versatilidade e do aconchego que eles trazem para os espaços.

Puxadores de couro, faça você mesmo

puxadores de couro

Puxadores / bickerdesign.com.au/

Conforme já dissemos, podemos reutilizar um cinto que não usamos mais para fazer os puxadores de couro. Isso dará um novo ar aos seus móveis, trazendo um toque pessoal e distinto para os seus espaços.

Se preferir, você poderá comprar tiras de couro novas que são usadas para fazer cintos. Existem muitos sites que oferecem essas tiras, em diferentes tamanhos e preços.

Além das tiras de couro ou do cinto usado, também precisaremos de parafusos da cor de sua preferência, de acordo com o acabamento que você desejar. As dimensões variam de acordo com os móveis nos quais você irá intervir, mas usaremos parafusos padrão, com pelo menos 30 mm de comprimento. A cabeça deve ter um diâmetro de cerca de 5 mm. Mas cabe destacar que tudo isso dependerá do acabamento final que você queira dar aos seus móveis.

Opcionalmente, poderemos usar tampas de parafuso, que são duas peças de metal que são presas uma à outra, cobrindo o parafuso. Elas servem para cobrir o parafuso se não quisermos que ele fique visível por razões estéticas.

Como ferramentas, precisaremos de um cortador, uma caneta e uma régua, que servirão para medir e cortar as tiras de couro com precisão, além de uma furadeira com uma broca de diâmetro semelhante ao dos parafusos. Com a caneta, marcaremos os pontos exatos para fazer os furos.

Puxadores de couro: passos a serem seguidos

Passo 1

Com a régua, mediremos o tamanho que queremos dar aos novos puxadores e, em seguida, vamos cortá-los com a ajuda do cortador. Dependendo do que estivermos procurando para os nossos móveis, podemos usar um único puxador ou dois puxadores iguais para cada gaveta ou porta.

Passo 2

Depois de cortados no tamanho desejado, usaremos a caneta para marcar os pontos de fixação. Então, com a ajuda da broca, perfuraremos as tiras de couro nos pontos marcados. Ao usar a furadeira, para não danificar uma superfície útil, colocaremos uma tábua velha por baixo.

Passo 3

Uma vez que o furo esteja feito, teremos que passar o parafuso através dele. Se tivermos optado pelas tampas de parafuso, passaremos a arruela sob o parafuso e depois passaremos os dois através da tira de couro. Então, só faltará aparafusar a parte superior, que é a parte decorativa.

Passo 4

Uma vez que os puxadores estiverem prontos, eles serão posicionados e ajustados ao nosso móvel, na altura que desejarmos.

Ao instalar esses puxadores de couro, temos duas alternativas para posicioná-los. Podemos colocá-los na horizontal, da mesma forma que os puxadores clássicos, ou podemos optar por uma posição mais atual e ergonômica, e colocá-los na vertical.

Como podemos ver, os puxadores de couro são uma alternativa fácil e barata para renovar os nossos móveis e espaços. Além disso, os puxadores de couro são muito atraentes e ficarão perfeitos em qualquer móvel da sua casa.