Madeira flutuante: um material ecológico e que é tendência

16 de outubro de 2019
É ecológica, pode ser obtida gratuitamente e você poderá criar objetos muito bonitos e personalizados. Assim é a madeira flutuante.

A madeira flutuante ou driftwood, seu nome em inglês, é aquela que encontramos nas margens das praias, vinda das cabeceiras dos rios e que chega desgastada pela erosão do mar, das pedras e do vento. A passagem do tempo faz com que a casca desapareça, dando origem a formas muito suaves e arredondadas com cores claras e pálidas, dependendo do caminho que ela tenha percorrido.

Com ela, é possível fazer desde móveis até elementos decorativos 100% ecológicos e muito originais. Cada peça é única e irrepetível, dada a origem da sua procedência. Mostraremos uma seleção das mais inspiradoras de objetos feitos com madeira flutuante.

Bois flotté: a arte da madeira flutuante

1. Um espelho

Bois flotté, a arte da madeira flutuante

Espelho de madeira flutuante / completely-coastal.com

Os espelhos redondos são uma das tendências indiscutíveis já há alguns anos. Eles já foram vistos na sua versão mais vintage, feita de metal dourado. Mas essa proposta nos convida a criar um espelho com pedaços de madeira flutuante, criando assim uma sala mais rústica e boêmia.

2. Um enfeite muito natural

Um enfeite muito natural de madeira flutuante

Frasco de vidro / diyfunworld.blogspot.com

Se você não é muito bom nas atividades manuais, dê uma olhada neste enfeite original. Tudo o que você precisa é de um frasco de vidro e vários pedaços de madeira flutuante. Você pode dar um toque pessoal com um pouco de corda e algumas conchas, ou então colocar uma fita da sua cor favorita, pintar o frasco… Enfim, use a sua criatividade.

3. Um cabideiro

Um cabideiro de madeira flutuante

Cabideiro / eboom.shop

Não é lindo? Nós nos apaixonamos por este cabideiro tão simples e bonito. Foi usado apenas um tronco de madeira flutuante, com vários ganchos pendurados nele. Dessa forma, você poderá pendurar a sua bolsa ou casaco toda vez que chegar em casa.

4. Um porta-joias de parede

Um porta-joias de parede de madeira flutuante

Porta-joias / etsy.com

Se você não sabe onde colocar as suas joias ou bijuterias, então veja esse modelo e se inspire. Com vários galhos e um pouco de corda, você poderá usar uma das paredes do seu quarto como porta-joias. Coloque pregos pequenos para pendurar colares, pulseiras ou brincos. Você poderá criar um conjunto harmônico com vários tamanhos e alturas.

5. Um banquinho

Um banquinho de madeira flutuante

Banquinho / franksitges.com

A madeira flutuante também é usada para fazer móveis e uma amostra disso é este banquinho. Este tipo de móvel é perfeito para espaços boêmios e nórdicos; eles ficam muito bem quando combinados com elementos de fibras naturais.

6. Um vaso

Um vaso de madeira flutuante

Vaso / funfamilycrafts.com

Outro exemplo de um objeto de madeira flutuante na versão DIY. Para fazê-lo, você só precisará de um vaso em torno do qual você possa colar os pedaços de madeira, alternando espessura e comprimento, mas tomando o cuidado de que nenhum deles se sobressaia muito.

7. Ao natural

Centro de mesa floral feito de madeira flutuante

Centro de mesa floral / happywedd.com/

Veja como alguns troncos espalhados pela mesa fazendo as vezes de apoio para o centro de mesa floral ficam bonitos. Assim, se você tiver uma comemoração, use este tipo de elemento;  inegavelmente ele dará um ar muito bucólico para a festa. Deixe alguns espaços vazios, colocando flores e algumas folhas em outros. Você certamente vai surpreender os seus convidados.

8. Uma luminária

Uma luminária original

Luminária / homesthetics.net

Mais uma vez, a simplicidade de um tronco é capaz de fazer maravilhas. Dessa forma, com um pouco de corda e algumas lâmpadas suspensas, foi criada uma luminária perfeita para acompanhar uma sala de jantar. Sem dúvida, esta é uma ótima ideia para aplicar em um restaurante rústico.

9. Um jardim suspenso 

Um jardim suspenso

Jardim suspenso / homesthetics.net

Usa a mesma base que vimos na ideia anterior, mas em vez de luzes, há pequenos vasos pendurados no tronco. Se você os colocar na cozinha, assim como na imagem, aproveite para incluir plantas aromáticas e usá-las para cozinhar. Assim, você ‘vai matar dois coelhos com uma cajadada só’.

10. Um móbile confeccionado com madeira flutuante

Usando pedras coloridas, conchas do mar e corda, você poderá criar um móbile como este

Móbile / i.pinimg.com

Usando pedras coloridas, conchas do mar e um pouco de corda, você poderá criar um móbile como este para a sua casa. Você poderá colocá-lo no terraço ou na varanda, ou então pendurá-lo em uma das paredes internas. Certamente ele é muito versátil.

11. Uma prateleira

Uma prateleira decorativa

Prateleira / theartinlife.blog

Um pequeno cantinho poderá ficar cheio de personalidade se você adicionar detalhes que chamem a atenção, e este é um deles. Aqui, a madeira flutuante foi usada como base para segurar uma tábua de madeira desgastada. O resultado? Um pequeno móvel muito decorativo.

A madeira flutuante é, em suma, um dos materiais da moda que mais personalidade pode trazer para a decoração da sua casa. Além disso, ela também é ecológica.