Plantas: cuidados básicos para que elas fiquem mais bonitas
As plantas requerem alguns cuidados básicos para que possam crescer e se desenvolver. Conhecer o seu ciclo sazonal é muito importante para executar as tarefas que as manterão em boas condições.
Além de regar, as ações básicas de jardinagem podem ser resumidas em transplantar, podar, adubar, limpar e aplicar pesticidas. Sem dúvida, como cada espécie é diferente da outra, é aconselhável se informar sobre como e quando essas ações devem ser executadas.
Além de consultar um especialista, é necessário ter em mente que a passagem das estações é um condicionante natural que marcará o momento de executar os trabalhos no jardim.
Plantas: uma ação, uma estação
As estações do ano marcarão os cuidados de que elas precisam; por isso, é aconselhável que não nos descuidemos para garantir a sua manutenção.
Cuidados básicos das plantas:
Durante o outono
Geralmente, esta é considerada a melhor época para transplantar e podar. Graças a essas duas ações, a planta poderá absorver nutrientes suficientes durante a parada vegetativa do inverno.
As plantas no inverno e na primavera
No inverno, é fundamental reduzir a rega. No entanto, a primavera é a estação para adubá-las, para que a planta tenha o suprimento de energia para a floração. Será na primavera que a rega deverá se tornar mais frequente. Porém, lembre-se de que não é aconselhável encharcar a terra, pois o excesso de água também pode ser negativo.
Trabalhos de verão
No verão, é conveniente reforçar os fertilizantes para recuperar a energia consumida na floração. A limpeza também deve ser intensificada; folhas, galhos e flores mortas devem ser removidos e a aplicação de pesticidas deve ocorrer no início desta temporada, pois há um aumento dos parasitas por causa das altas temperaturas.
Plantas: ações básicas para cuidar delas
Você deve estar se perguntando em que ordem devemos executar as ações básicas para cuidar e manter as nossas plantas. Preste atenção, porque daremos algumas dicas.
Transplantar
É a operação através da qual uma planta, já enraizada, é movida de um vaso para outro, ou colocada diretamente no chão. Geralmente transplantamos uma planta após a sua compra para colocá-la em um vaso novo ou quando uma espécie cresce além da capacidade do recipiente.
Também é hora de transplantar quando vemos as raízes se projetarem do orifício de drenagem do vaso. Por outro lado, é conveniente saber que algumas plantas precisam ser transplantadas anualmente. Se forem transplantadas para o jardim, é necessário mexer bem a terra para oxigená-la, cavar um buraco, introduzir a planta e fixá-la com mais terra ao redor.
Podar
Eliminar galhos secos, doentes ou murchos e aparar o que sobrar é a operação básica de podar. A poda extrema é feita no inverno.
Através desta ação, o crescimento é estimulado, a planta se fortalece a sua aparência melhora. Os galhos estruturais não devem ser cortados. No entanto, antes de iniciar o trabalho, é conveniente descobrir qual é o momento ideal para podar de acordo com a espécie.
Adubar
Nas plantas, devido ao seu crescimento, precisamos que os nutrientes da terra sejam renovados. Portanto, é necessário adubar o solo com os fertilizantes adequados. Para não cometermos erros na escolha do fertilizante, é aconselhável consultar um centro especializado para saber qual é o ideal para cada uma das nossas espécies e quando e como ele deve ser aplicado.
Limpar
A limpeza de rotina inclui a remoção de folhas, flores murchas e galhos secos. Esta ação permitirá que elas fiquem mais brilhantes e saudáveis.
É importante que as folhas não acumulem poeira ou sujeira, pois isso dificultaria a fotossíntese e a respiração. Podemos limpar com um jato de água suave ou passar uma esponja molhada nas folhas.
Aplicar pesticidas
Os primeiros dias de calor marcam o momento de tomar precauções contra possíveis pragas de insetos. Então, essa é a hora de aplicar pesticidas. Se as plantas estiverem afetadas, é aconselhável perguntar a um profissional sobre o melhor método para eliminar a praga.
Certamente, depois de ler este post, você estará disposto a sair para o jardim e colocar mãos à obra. Você verá que é mais simples do que parece!