Quatro passos para fazer um terrário

3 de maio de 2019
Você quer aprender a fazer um terrário com suas próprias mãos? Neste artigo mostraremos o passo a passo para criar um terrário e decorar a sua casa.

O terrário é um pequeno jardim composto por diferentes espécies de plantas em um mesmo recipiente. Neste artigo lhe mostraremos como fazer um terrário usando elementos naturais e fáceis de conseguir. Além disso, mostraremos de que maneira você poderá combinar todos os elementos para criar um terrário original com um aspecto natural.

Esses pequenos jardins se tornaram tendência na decoração de interiores atualmente. De maneira geral, eles combinam várias espécies de plantas suculentas, cactos e musgo. Além disso, podemos acrescentar alguns elementos decorativos. Eles são objetos naturais que, diferentemente de uma planta em um vaso, fazem com que os seus cômodos transmitam mais personalidade.

O verde e a folhagem dos terrários darão maior destaque aos seus espaços interiores e trarão mais frescor para a sua casa. A seguir, mostraremos de que forma você poderá fazer um terrário para a sua casa.

Como fazer um terrário

Para criar o seu próprio terrário você precisará dos seguintes elementos:

  • Recipiente (da sua escolha)
  • Terra fértil
  • Pedras pequenas
  • Areia
  • Plantas
  • Objetos decorativos (da sua escolha)

Primeiro passo: escolha o recipiente adequado para o terrário

Existe uma grande variedade de recipientes interessantes para você usar na hora de criar um terrário. É importante que eles tenham uma boca larga ou sejam de vidro. Isso permitirá a visualização de todos os elementos incluindo o seu interior, como por exemplo, a terra. No mercado existe uma grande variedade de recipientes de vidro especialmente desenhados para terrários.

Você poderá encontrar terrários com design orgânico ou geométrico, com ou sem tampa, fixos ou suspensos. Além disso, você poderá criar o seu terrário dentro de recipientes de vidro que você já tem em casa, como:

  • Uma lâmpada reciclada
  • Aquários retangulares ou circulares
  • Copos de vidro
  • Jarros de vidro
terrário redondo

Segundo passo: coloque terra, areia e pedras

Depois de escolher o seu recipiente ideal, você deverá começar a montar o seu terrário. A primeira coisa que você deve fazer é depositar na base uma pequena camada de pedras pequenas. Você poderá brincar usando pedras de cores artificiais ou em tons naturais: brancas, pretas e cinzas, como preferir. Em seguida, comece a depositar terra fértil para fazer os seus futuros plantios.

Se desejar, poderá incluir uma fina camada de areia para decorar o interior do seu terrário. Assim, você deixará preparada a superfície para realizar a montagem do seu pequeno jardim.

Terceiro passo: coloque as plantas e preencha

Você deverá deixar na parte central do terrário um buraco com um tamanho suficiente para o plantio das suas plantas. Em seguida, comece a colocar as pequenas plantas que você escolheu. É importante que você utilize mudas de outros plantios, recomendamos também que plante diferentes espécies de suculentas ou cactos, já que são plantas que convivem muito bem e exigem cuidados similares.

Além disso, elas ficarão muito mais bonitas uma ao lado da outra. A variedade de formas, texturas e cores em uma mesma superfície fará com que o seu terrário seja uma plantação única e original.

Depois de plantar as suas espécies favoritas, você poderá depositar terra dentro do terrário. Se quiser, coloque um pouco de musgo para acompanhar as tonalidades verdes presentes nele. Além disso, você poderá colocar pedras, búzios ou conchas, conforme a decoração que você deseja criar. O seu terrário ficará muito bonito se você colocar uma fina camada de areia dos tons que você mais gosta.

Quarto passo: elementos decorativos

lâmpadas de terrário

Por fim se você quiser, poderá colocar alguns elementos decorativos de fantasia. Existem terrários com objetos de conto de fadas, onde são criados pequenos jardins simulando um jardim mágico. Se você quiser criar o seu terrário seguindo essa estética, poderá utilizar pequenas maquetes para incluir na sua superfície.

Alguns cogumelos coloridos, um belo gnomo de jardim em miniatura, e alguns elementos da sua preferência tornarão o seu terrário um objeto mágico.

Crie vários terrários diferentes com diferentes espécies de plantas, diferentes recipientes, mas seguindo a mesma linha de decoração. Dessa maneira, você poderá colocá-los em todos os cômodos da casa, e preencher todos os espaços com esses belos elementos naturais e decorativos.

Escolha os recipientes que mais lhe agradem. Além disso, poderá usar o seu terrário como um centro de mesa para decorar de uma maneira original a sua casa. Se você optar por utilizar cactos e suculentas, essas espécies não exigem um cuidado tão minucioso. Consequentemente, eles vão se adaptar aos seus cômodos desde que você os regue com frequência e os mantenha expostos à luz do sol.