Nossas dicas para decorar a sala de estar

· 5 de agosto de 2018
Siga estas dicas e a sua sala de estar ficará elegante, organizada e especial em cada detalhe.

Você ainda tem dúvidas sobre como decorar a sala de estar? Quer surpreender os seus convidados? Vamos lhe dar algumas dicas sobre como decorar a sua sala.

Não importa a forma ou tamanho que a sala de estar tenha; devemos torná-la um lugar confortável, tranquilo e, claro, bonito.

Cada elemento decorativo cumpre uma função estética. Portanto, nada deve ser negligenciado, cada detalhe deve ter seu papel dependendo do estilo que buscamos.

Veremos, passo a passo, algumas dicas interessantes que podem ajudá-lo a descobrir como decorar a sala de estar da sua casa.

Harmonia de proporções para decorar a sala de estar

Cada peça de mobiliário e cada elemento decorativo têm uma proporção.  Todos juntos formam um conjunto e devem se combinar em um diálogo coerente e significativo.

A harmonia é alcançada graças à correta distribuição das proporções. Mas, antes disso, devemos escolher corretamente os elementos que irão decorar a sala de estar.

Esteja ciente de cada peça que você escolher, pois o espaço que você vai decorar é como um quebra-cabeça em que as peças têm que se encaixar. Para isso, é importante evitar a tensão ou o confronto de proporções.

Além disso, os móveis com proporções maiores, para combinar com a altura da sala e em sintonia com o conjunto, transmitem uma sensação de amplitude maior.

O processo de distribuição

A disposição de cada um dos móveis da sala de estar deve ser feita de maneira racional. Cada um terá um papel e deve ajudar a desenvolver um tema geral.

Os móveis maiores, como o sofá e a mesa de centro, terão um papel importante. Portanto, escolha uma cor adequada que ofereça uma temática para a sala, já que eles serão os eixos fundamentais do espaço.

O sofá será muito usado pelos moradores da casa. Portanto, ele deve ser colocado ao lado de uma janela, lateral ou traseira. A posição da televisão de frente para a janela deve ser evitada a fim de evitar ofuscamento.

mesa de centro para decorar a sala de estar

Lembre-se de que você não precisa completar cada espaço com alguma coisa. É bom que haja espaço, que a sala respire pelo distanciamento proporcional da mobília.

A paz e a harmonia serão alcançadas através da ordem correta das coisas. 

Móveis

  • Não tente preencher cada espaço. Permita que haja espaço livre. O arranjo da mobília não é um problema, mas é o principal ponto da decoração da sala de estar.
  • Organize racionalmente. Coloque uma mesa ao lado do sofá para posicionar um abajur e algum outro objeto que você deseje. O mesmo vale para a mesa de centro. Recomenda-se que ela tenha gavetas e espaço para armazenar revistas, livros, etc.
  • Quanto às prateleiras, é bom que haja alguma na parede para organizar livros e colocar alguns elementos decorativos.
  • Para a televisão, uma mobília baixa, com outros elementos decorativos ou plantas em torno dela.

Cor

A cor escolhida deve ajudar a gerar harmonia no conjunto. Tenha cuidado para não gerar um conflito entre os elementos por causa dos tons escolhidos.

Para conseguir uma atmosfera adequada, deve haver uma unidade no espaço. O uso de cores neutras não permite que nenhum elemento tenha mais destaque do que outro.

O objetivo principal é complementar o sofá, a mobília, a mesa de centro e o tapete.

Com as paredes e o teto, ocorre exatamente a mesma coisa. É necessário que todos mantenham uma uniformidade e, portanto, causem o contraste com os móveis. Portanto, cores claras facilitam o trabalho:

  • Branco
  • Cinza-claro
  • Salmão
  • Pistache
sofá em tons pastel

Iluminação: um foco de sensações

A sensação que a luz nos transmite afeta a decoração e o sentimento humano. A sala pode causar uma sensação de mais calma e tranquilidade se tiver a iluminação adequada.

Em primeiro lugar, é essencial usar luz quente. Não use qualquer luz branca, pois provoca frieza, estresse e instantaneidade. Esse tipo de iluminação é mais utilizado funcionalmente: cozinhas, despensas, banheiros, etc.

Ultimamente, no mundo do design de interiores, as sensações causadas pela luz são cada vez mais levadas em conta. De tal forma que, além da luz quente, algum ponto de luz azul também pode ser colocado para aliviar o estresse nas pessoas.

Além disso, o uso de uma luminária pendente de teto pode ser uma escolha apropriada. Lembre-se de que existem vários modelos com um design simples que se adapta perfeitamente a qualquer decoração.

No entanto, para gerar luz indireta, luminárias de mesa ou de pé podem ser usadas para ajudarem na leitura. Calma e tranquilidade deve ser o principal objetivo da luz.

Piso: calor e calma

Sob nossos pés podemos conseguir melhorar o aquecimento da casa e complementar a decoração. Para isso, é necessário que escolhamos adequadamente o material do piso.

Nossa recomendação é o piso em taco ou parquetEle mantém o calor, é fácil de limpar e combina perfeitamente com qualquer tipo de decoração.

Quais são os melhores materiais para um piso? Vejamos alguns exemplos:

  • Carvalho
  • Cerejeira
  • Bordo
  • Teca
como escolher o piso da sala de estar

Conclusão

Procure o seu estilo e a temática que você mais gosta para decorar a sua sala, mas lembre-se dessas dicas como uma forma de distribuir e ordenar melhor o espaço. A decoração não deve ser aleatória, mas uma perfeita organização dos recursos presentes no espaço.