Tendência de materiais para arquitetura e design de interiores

1 de maio de 2020
Os materiais que são tendência neste ano de 2020 são sustentáveis e naturais, dando aos seus espaços um toque rústico e natural, sem deixar a modernidade de lado.

Este ano, a tendência de materiais para o design de interiores está ligada à austeridade e à sustentabilidade. As propostas arquitetônicas são ousadas graças a estudos como o de Zaha Hadid, resultando em uma arquitetura racional e sustentável.

Os edifícios monumentais ganharam altura porque a arquitetura continuará sendo funcional e prática, para ser usada por muitas pessoas. Em relação ao design de interiores, as tendências voltaram os olhares para os anos 60 e 70.

Em termos de materiais, a tendência é usar pedras, materiais naturais e texturas mais básicas e naturais. A seguir, mostraremos os materiais que são os protagonistas neste ano.

Tendência de materiais: sustentáveis

Com uma tendência crescente de respeito ao meio ambiente, os nossos hábitos domésticos se modificaram. A importância de cuidar do meio ambiente está presente no nosso dia a dia e a decoração da casa não deve ficar alheia a isso.

Os materiais sustentáveis ​​contam com um enorme leque de possibilidades para serem aplicadas no seu próximo projeto decorativo. Tenha em mente que a aplicação desses materiais não implica em fazer grandes reformas.

Você pode começar a se familiarizar com esse tipo de material a partir de alguns móveis. Opte por trocar os móveis, substituindo uma peça que já tenha concluído o seu ciclo.

Os materiais sustentáveis sempre podem ser aplicados na nossa casa através de móveis eco-friendly. Os móveis feitos de materiais naturais são uma solução decorativa que dará uma nova linguagem aos seus ambientes.

Por exemplo, o bambu é um material sustentável, fácil de aplicar nos nossos espaços. Você não apenas dará um novo toque decorativo, como também contribuirá para não desmatar florestas, uma vez que isso tem um crescimento acelerado.

Em relação aos têxteis, eles são importantes para trazer calor aos seus espaços. Você pode usar fibras naturais, como cânhamo ou fibra de alpaca, que darão cor, calor e textura aos seus espaços.

A sustentabilidade oferece um equilíbrio de longo prazo entre a sua vida cotidiana e o ambiente em que você vive.

Pisos de grés

Tendência de materiais

Imagem: pinterest.es

Embora a madeira e o parquet tenham reinado durante muito tempo nos acabamentos, o grés define a tendência neste ano de 2020. Os pisos de grés sempre tiveram um amplo catálogo, fazendo com eles sejam um dos materiais mais atraentes e combináveis ​​do mercado.

Outra das características mais interessantes desse material é a sua resistência, o que facilita a sua manutenção. O piso de grés geralmente não pode ser arranhado com facilidade, fazendo com que ele seja ideal se você tiver crianças pequenas.

Em suma, os pisos de grés têm uma série de vantagens; entre elas, a de poderem ser colocados em qualquer espaço da casa. Além disso, o piso de grés dará um toque de modernidade à sua casa, sem nos esquecermos de que este é um material totalmente higiênico.

Os pisos de grés oferecem uma ampla variedade de tons e designs, desde os brilhantes até os foscos. Como dica, se você gosta do estilo rústico, poderá optar por tons de ocre, com irregularidades e variações.

Mas, pelo contrário, se o seu estilo for mais moderno, escolha tons que imitem o piso de madeira claro para contrastar com o restante da decoração e com os móveis.

Madeira

Tendência de materiais

A madeira, um material natural e, em muitos casos, discreto, desbancou materiais tão tradicionais quanto o mármore ou o terrazzo neste ano de 2020. Esses materiais conseguiram se estabelecer como tendências no design de interiores.

Você pode aplicar a madeira tanto nos móveis quanto nos elementos decorativos, que não podem faltar na sua casa. Com um ar rústico, esse material ganhou relevância novamente na decoração de interiores.

Além disso, você pode usá-la para diferentes funções desde as mais típicas e estruturais, já que ela é a protagonista de estilos como o nórdico ou o japandi. Uma boa alternativa é optar por portas de madeira que proporcionem um ar elegante e imponente aos seus espaços.

Quanto aos móveis, optar pelas mesas de madeira será perfeito para aquecer os seus ambientes. A partir de poucos objetos decorativos, você poderá ter um estilo minimalista ou boho chic.

Se o seu orçamento for reduzido, você poderá comprar tábuas de madeira natural, que oferecem possibilidades ilimitadas. Você poderá usá-las para criar cabeceiras para a cama ou para forrar a banheira e lhe dar um toque mais rústico. Não hesite em usar tinta e selante para criar padrões originais na madeira.

Como vimos, os materiais que são tendência neste ano são caracterizados por serem naturais e de baixo custo. Não hesite em aplicá-los na sua próxima reforma.