Tipos de mesas ideais para cada cômodo da casa
Conheça os tipos de mesas ideais para cada cômodo da casa no artigo a seguir. Em primeiro lugar, devemos dizer que sempre é bom levar em conta o espaço disponível e o estilo decorativo da nossa casa. Dessa forma, asseguraremos que não haja um choque visual quando entrarmos na sala.
As mesas são móveis indispensáveis. Por isso, é importante escolher a mais adequada para os nossos cômodos, de forma que atendam as nossas necessidades e gostos. Aqui estão algumas ideias sobre os tipos de mesas ideais para cada cômodo da casa.
Tipos de mesas para áreas de estudo
Se você tem um escritório, oficina ou um ateliê, ele deve ter uma mesa adequada. No caso de escritórios e ou oficinas, a mesa ou escrivaninha deve ter um tamanho considerável (pelo menos mais de um metro). Assim, você poderá trabalhar confortavelmente, especialmente se também precisar de um computador.
Em algumas mesas, encontramos um orifício, através do qual os cabos do computador ou monitor podem passar, de modo que não fiquem visíveis. Às vezes, sob a superfície da mesa, há uma gaveta extensível, que podemos tirar caso precisemos de mais espaço.
Também seria aconselhável que tivessem um espaço de armazenamento. Por exemplo, uma gaveta ou algumas prateleiras em uma das extremidades, sempre sob a superfície da mesa. Elas podem estar escondidas por uma pequena porta.
No caso dos quartos das crianças também podemos usar mesas ou escrivaninhas infantis. Sendo assim, podemos falar sobre tamanhos, dependendo da idade da criança. Se a criança for pequena e não houver espaço no seu quarto, você poderá escolher mesas dobráveis. Assim, é possível usá-la somente quando for realmente necessário.
Se você gosta da tendência DIY (ou faça você mesmo), você pode fazer a sua própria mesa. A opção mais simples é comprar uma tábua de madeira e colocá-la em dois cavaletes. Outra possibilidade seria converter uma porta antiga em uma mesa, o que levará mais tempo.
Tipos de mesas de jantar
Quanto às mesas de jantar, estas são geralmente quadradas ou retangulares, para se ajustarem bem às linhas da sala. No entanto, deve-se dizer que as circulares são mais dinâmicas e ousadas.
Por serem grandes, elas têm muito destaque na sala. Portanto, devemos tentar combiná-la perfeitamente com o restante dos móveis e acessórios. Se você tem uma sala de jantar, a mesa pode ser um bom recurso para dividir os espaços sem muito contraste.
Se não houver muito espaço livre em sua sala de jantar, você pode optar por uma mesa extensível. Ela é muito prática e funcional. Encontramos mesas extensíveis de vários tipos, dependendo da sua forma. Por fim, essa é a melhor maneira de ter espaço extra quando você precisar, sem que o ambiente fique muito carregado.
Tipos de mesas para dormitórios
Quanto aos dormitórios, há as mesas de cabeceira, essenciais em qualquer decoração. Se tivermos uma cama de casal, uma em cada lado ficará ótimo. Além disso, elas podem combinar uma com a outra ou terem estilos diferentes.
Atualmente, encontramos essas mesas em muitos estilos diferentes, alguns deles são muito originais e surpreendentes. Por exemplo: você pode usar um tronco de madeira para colocar suas coisas em uma extremidade. Você só precisará passar várias camadas de verniz na madeira. Outra opção é usar pedras ou blocos de concreto empilhados para alcançar a altura que queremos para a nossa mesa de cabeceira.
Tipos de mesas para sala de estar
Para a sala de estar, as mesas de centro são essenciais. É melhor que estejam a cerca de 30 a 40 centímetros de distância do sofá. Quanto à sua altura, o ideal é que estejam na mesma altura que o sofá ou poltronas.
Obviamente, devemos pensar na utilidade que queremos dar a elas: se vamos colocar a comida enquanto assistimos televisão, se queremos deixar livros e revistas, etc. As mais tradicionais são quadradas. No entanto, também podemos encontrá-las com formas muito diferentes.
O mesmo se aplica aos materiais disponíveis: embora a madeira seja o material mais utilizado, também encontramos mesas feitas de vidro ou com uma superfície espelhada. Essas últimas funcionarão como um verdadeiro espelho, aumentando a sensação de amplitude e luminosidade em sua sala de estar.
Nas salas de estar, também são importantes as mesas auxiliares, que geralmente consistem em um conjunto composto por duas ou três mesas. Além disso, elas podem ser armazenadas uma embaixo da outra. Portanto, elas devem ter tamanhos diferentes, para se encaixarem perfeitamente. Em muitas delas, encontramos uma bandeja embutida, para que seu uso seja ainda mais confortável.
Lembre-se de que é muito importante levar em conta o espaço disponível em cada cômodo. Se ele for pequeno, sempre podemos escolher modelos dobráveis ou extensíveis. Por fim, tenha em mente que, com uma boa decoração, podemos nos sentir mais confortáveis em casa e descansar tranquilamente.