Camas minimalistas: ângulos e cores
O minimalismo é um estilo decorativo que pode ser adaptado a qualquer ambiente. Portanto, também poderá ser aplicado aos móveis que temos em casa. Nesse caso, as camas minimalistas, como o nome indica, têm um design ‘compacto’ e muito leve.
Por isso, as camas minimalistas são perfeitas para os amantes desse estilo. Falaremos mais sobre elas a seguir!
Camas minimalistas: elegância e decoração
Quando pensamos em um quarto minimalista, as premissas são: poucos móveis (todos com linhas retas) e cores neutras e claras. Além disso, espera-se também que tenham uma boa iluminação, melhor se for natural, e que não haja muita “ostentação”. Dessa forma, não é interessante decorar demais ou colocar objetos que não tenham uma função específica.
Quanto às camas minimalistas, elas são a melhor opção se você quer que o seu quarto seja ‘limpo’ e arrumado. Dessa forma, ele não terá coisas esparramadas por toda parte e dará mais possibilidade de descanso. Obviamente, uma das razões pelas quais você pode não dormir bem é porque há muitas coisas em seu quarto. Portanto, tenha em mente as seguintes dicas antes de escolher uma cama:
1. O design conta
Na decoração minimalista, segue-se a máxima de “menos é mais”, razão pela qual as camas que melhor combinam com esse estilo são aquelas que não aparecem muito. O que isto quer dizer? Que não há cabeceiras com muitos detalhes ou decoradas, por exemplo.
As camas minimalistas são semelhantes às utilizadas nos países orientais; são muito simples e básicas. Além disso, o design do quarto deve estar em harmonia com as camas.
2. Prefira camas contra a parede
A forma da cama minimalista é a mesma que em qualquer outro estilo, isto é, retangular. No entanto, nesse caso, recomenda-se colocá-la contra uma das paredes, para que não ocupem espaço no centro do quarto.
Além disso, isto serve também para criar um efeito mais do que original e interessante: parece que a cama está suspensa no ar ou voando. Isso ocorre porque o design das camas minimalistas tem as pernas mais para o centro e, portanto, elas não são vistas.
3. Construa a sua cama com paletes
Se você quer um quarto minimalista e ama DIY, uma excelente maneira de obter o efeito desejado é construir a sua cama com paletes. É muito fácil e você vai amar o resultado, especialmente se não tem nenhum problema em dormir muito próximo do chão.
Basicamente, precisa obter quatro paletes completos. Depois lixe-os e pinte-os da cor que você mais gosta (ou pelo menos com verniz para que a madeira tenha mais durabilidade e um bom acabamento). Em seguida, quando ela secar, é só colocar o colchão por cima. Então, aproveite a sua noite de sono!
Algumas pessoas também adicionam tiras de luzes LED para deixar acesas à noite. Por outro lado, outras pessoas constroem as cabeceiras com um palete cortado ao meio, ou as mesas de cabeceira com meio palete de cada lado da cama. Ou seja, deixe a sua imaginação voar e tenha a cama dos seus sonhos.
4. Diga adeus às almofadas
Como você deve saber, o design minimalista tenta eliminar, tanto quanto possível, os objetos que “atrapalham”. Algumas pessoas acham que um dos elementos mais irritantes num quarto são as almofadas decorativas que servem apenas para nos fazer perder tempo quando queremos deitar.
Dessa forma, basta deixar o travesseiro para dormir. No entanto, se você quer algum travesseiro extra para ler ou assistir televisão, guarde-o no armário ou em uma gaveta especial, que você pode montar debaixo da cama.
5. Determine as cores
Para um quarto minimalista, o branco é a cor ‘estrela’. No entanto, também poderá haver outros tons (recomendamos que não haja mais do que três no mesmo espaço). Alguns detalhes em marrom ou preto, um pouco de verde ou acinzentado, ou talvez apostar em uma parede pintada com uma cor escura serão suficientes para criar o efeito desejado.
O melhor das camas minimalistas é que elas ficam muito bem no ambiente e nos dão uma sensação de modernidade e tranquilidade no quarto. Além disso, você não precisa gastar muito para ter uma, pois você mesmo poderá fazê-la. No entanto, para que cumpram o seu propósito, é essencial que o restante da decoração siga o mesmo estilo. E você, já pensou em ter uma cama minimalista?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Parga, N. (2010). Dormir Bien. Consejo Editorial de Educación Pública Del Royal College of Psychiatrists. https://doi.org/10.1517/13543784.7.5.803